Minério de ferro cai com lenta recuperação da demanda e dúvida sobre cenário de longo prazo

Publicado em 04/03/2024 08:33

Por Amy Lv e Andrew Hayley

PEQUIM (Reuters) - Os preços futuros do minério de ferro na bolsa de Dalian ampliaram a queda nesta segunda-feira, arrastados pela lenta recuperação da demanda no curto prazo e pelas dúvidas crescentes sobre as perspectivas de médio e longo prazo para o principal ingrediente da fabricação de aço na China, o maior mercado consumidor do minério.

O contrato mais negociado de maio do minério de ferro na Bolsa de Mercadorias de Dalian (DCE) devolveu algumas perdas registradas mais cedo e encerrou as negociações do dia com queda de 0,11%, a 890 iuanes (123,63 dólares) a tonelada, depois de atingir uma mínima intradiária de 860,5 iuanes.

"A demanda de minério permaneceu sob pressão em meio à produção de metal quente abaixo do esperado e não vemos nenhum fator determinante para uma recuperação de preços no momento", disseram analistas da First Futures em uma nota.

A produção média diária de metais quentes entre as usinas pesquisadas pela consultoria Mysteel caiu pela segunda sessão em 0,3% na semana, para 2,23 milhões de toneladas em 1º de março, a menor desde o início de fevereiro, mostraram dados.

As dúvidas crescentes sobre se os formuladores de políticas da segunda maior economia do mundo anunciariam um estímulo vigoroso para resolver a atual crise da dívida e os problemas imobiliários durante o Congresso Nacional do Povo (NPC) anual, que terá início na terça-feira, também estão pesando sobre o sentimento.

"É provável que o foco (do Congresso) esteja nas metas climáticas, o que pode acabar enfraquecendo a demanda por minério de ferro", disseram analistas do ANZ Bank.

A situação provavelmente mudará em meados de março, quando os estoques de minério nos portos passarão a diminuir após aumento contínuo, e haverá espaço relativamente grande para a recuperação da demanda em relação ao nível atual de produção de metal quente, escreveu um analista da Everbright Futures.

O minério de ferro de referência para abril na Bolsa de Cingapura, no entanto, subiu 2,08%, a 115,6 dólares a tonelada, em parte devido à suavização do dólar norte-americano em meio a rendimentos mais baixos do tesouro.

(Reportagem de Amy Lv e Andrew Hayley)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ONS eleva previsão para crescimento da carga de energia a 1,5% em setembro
Wall Street abre com pouca variação após dados de emprego de agosto
Ibovespa recua na abertura com dados de emprego dos EUA em foco
Dólar recua após dados de emprego dos EUA fomentarem apostas de corte grande de juros pelo Fed
Presidente do Fed de NY diz que chegou a hora de iniciar cortes nos juros
Preço do diesel aumenta quase 1% em agosto e encerra o mês a R$ 6,10