Yellen diz que Israel está retomando as transferências de receitas fiscais para a Autoridade Palestina

Publicado em 27/02/2024 09:58 e atualizado em 27/02/2024 10:42

Por Andrea Shalal

SÃO PAULO (Reuters) - Israel concordou em retomar a transferência de receitas tributárias para a Autoridade Palestina a fim de financiar serviços básicos e fortalecer a economia da Cisjordânia, disse a secretária do Tesouro dos Estados Unidos, Janet Yellen, nesta terça-feira.

"Isso tem que continuar", disse Yellen em comentários preparados para uma coletiva de imprensa, observando que Washington vinha pedindo esse movimento ao governo israelense. Ela não deu mais detalhes.

Líderes palestinos afirmam que sua capacidade de governar tem sido efetivamente bloqueada pelas restrições israelenses, incluindo a retenção de receitas fiscais devidas nos termos dos acordos de Oslo assinados há 30 anos.

Há meses a Autoridade não vem conseguindo pagar os salários integrais do setor público devido a uma disputa sobre a recusa do Ministério das Finanças de Israel em liberar parte dos fundos.

O presidente dos EUA, Joe Biden, e seu governo apoiaram os ataques de Israel a Gaza como necessários para erradicar o Hamas após os ataques de 7 de outubro, nos quais 1.200 pessoas foram mortas e mais de 200 foram feitas reféns. Nas últimas semanas, as autoridades norte-americanas adotaram uma postura mais crítica em relação ao ataque de Israel, conforme o número de mortos em Gaza se aproxima de 30.000.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ONS eleva previsão para crescimento da carga de energia a 1,5% em setembro
Wall Street abre com pouca variação após dados de emprego de agosto
Ibovespa recua na abertura com dados de emprego dos EUA em foco
Dólar recua após dados de emprego dos EUA fomentarem apostas de corte grande de juros pelo Fed
Presidente do Fed de NY diz que chegou a hora de iniciar cortes nos juros
Preço do diesel aumenta quase 1% em agosto e encerra o mês a R$ 6,10