Vale eleva em 15% produção de minério de ferro entre novembro e janeiro

Publicado em 26/02/2024 14:59 e atualizado em 26/02/2024 16:15

Por Marta Nogueira

(Reuters) - A produção de minério de ferro da Vale entre novembro e janeiro cresceu 15% ante o mesmo período um ano antes, em meio a iniciativas que visam reduzir impactos sazonais de fortes chuvas em suas operações nesta época do ano, informou a companhia nesta segunda-feira em uma apresentação em congresso nos Estados Unidos.

O percentual mostra um ritmo de crescimento mais acelerado do que no quarto trimestre de 2023, quando a companhia elevou em 11% a produção de sua principal commodity versus o mesmo trimestre do ano anterior, para 89,4 milhões de toneladas.

Em dezembro, a produção mensal de minério de ferro foi a maior desde 2018, segundo a Vale.

O desempenho do quarto trimestre permitiu que a companhia superasse sua meta de produção programada para 2023, conforme a empresa informou anteriormente.

Como medidas para elevar a produção, a Vale buscou maior disponibilidade de minério no topo da cava, adotou medidas de prevenção de inundações na ferrovia e também trabalhou com estoque de minério de baixa umidade para blendagem durante a estação chuvosa, segundo slide de apresentação publicada ao mercado.

O período entre novembro e março costuma ser impactado por desafios sazonais relacionados a um maior volume de chuvas nas suas principais operações, no Pará e em Minas Gerais.

Uma das maiores produtoras globais de minério de ferro, a Vale afirmou que está "entrando em 2024 com capacidades operacionais mais robustas".

(Por Marta Nogueira, no Rio de Janeiro)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Mercado passa a ver alta de 0,25 p.p. da Selic em setembro e juros a 11,25% ao fim do ano, mostra Focus
Minério de ferro interrompe série de perdas com maior esperança de estímulos na China
Preços ao consumidor na China sobem em agosto, mas inflação ao produtor permanece em deflação
Índice chinês atinge mínima de 7 meses; ações de Hong Kong recuam
ONS eleva previsão para crescimento da carga de energia a 1,5% em setembro
Wall Street abre com pouca variação após dados de emprego de agosto