Ações europeias encerram semana em picos com impulso de resultados de empresas

Publicado em 23/02/2024 15:04

Por Khushi Singh e Shubham Batra

(Reuters) - As ações europeias fecharam em um pico pelo segundo dia nesta sexta-feira, devido aos ganhos do Standard Chartered depois de um forte relatório de lucros, enquanto os comentários da presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, mantiveram o humor dos investidores sob controle.

O índice pan-europeu STOXX 600 fechou em alta de 0,43%, a 497,25 pontos, registrando sua quinta semana consecutiva de ganhos, com as ações francesas e alemãs também atingindo recordes de fechamento.

O índice de referência avançou mais de 1% na semana, e a maior parte dessa alta foi provocada por um salto nas ações de tecnologia, devido a uma previsão fortemente positiva da fabricante norte-americana de chips Nvidia.

As ações de produtos químicos e de automóveis foram as que mais ganharam no dia, em alta de 1,0% cada.

O índice de bancos subiu 0,8%, impulsionado por um salto de 4,9% no Standard Chartered, depois que a instituição financeira britânica anunciou uma recompra de ações de 1 bilhão de dólares e recompensou os acionistas com dividendos após um aumento de 18% no lucro de 2023.

"Uma das coisas que ajudou a economia a se manter melhor do que as pessoas esperavam é que, além dos pontos relevantes em torno do setor imobiliário comercial, a qualidade do crédito não se deteriorou tanto quanto as pessoas temiam", disse Richard Flax, diretor de investimentos da Moneyfarm.

Prejudicando o humor de investidores, a presidente do BCE, Lagarde, disse nesta sexta-feira que os dados relativamente positivos do crescimento salarial do quarto trimestre são encorajadores, mas ainda não são suficientes para dar ao banco central a confiança de que a inflação foi derrotada.

O presidente do Bundesbank, Joachim Nagel, disse que o BCE deveria resistir à tentação de cortar as taxas de juros antecipadamente, especialmente antes dos dados cruciais sobre salários no segundo trimestre.

Em LONDRES, o índice Financial Times avançou 0,28%, a 7.706,28 pontos.

Em FRANKFURT, o índice DAX subiu 0,28%, a 17.419,33 pontos.

Em PARIS, o índice CAC-40 ganhou 0,70%, a 7.966,68 pontos.

Em MILÃO, o índice Ftse/Mib teve valorização de 1,07%, a 32.700,92 pontos.

Em MADRI, o índice Ibex-35 registrou baixa de 0,08%, a 10.130,60 pontos.

Em LISBOA, o índice PSI20 valorizou-se 0,69%, a 6.242,11 pontos.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Dow Jones atinge recorde de fechamento após dados econômicos favoráveis dos EUA
Dólar à vista fecha em alta pela 5ª sessão apesar de intervenções do BC
Ibovespa tem melhor mês do ano com expectativa sobre juros nos EUA
Taxas longas de juros futuros disparam com temor fiscal após alta da dívida bruta no Brasil
S&P fecha em alta após dados econômicos favoráveis dos EUA
Desemprego baixo não provoca "inflação grande" em serviços, mas preocupa, diz Campos Neto