Dino assume cadeira de ministro do Supremo em posse concorrida

Publicado em 22/02/2024 17:02 e atualizado em 22/02/2024 17:33

BRASÍLIA (Reuters) - O ex-senador e ex-ministro da Justiça e Segurança Pública Flávio Dino assumiu nesta quinta-feira a cadeira de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) em posse com a presença de 800 pessoas, entre autoridades dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.

Aos 55 anos, Dino assume a cadeira aberta pela aposentadoria compulsória da ex-presidente do Supremo Rosa Weber, ocorrida em setembro, e poderá ficar no tribunal até 2044.

Dino foi indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em novembro passado e teve seu nome aprovado pelo Senado em dezembro.

A posse do novo ministro do STF foi acompanhada por Lula, o vice-presidente Geraldo Alckmin, os presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), além de ministros de Estado, magistrados e outras autoridades.

O presidente do Supremo, Luís Roberto Barroso, fez uma brevíssima saudação de boas vindas a Dino, que não discursou na cerimônia. Ele destacou a passagem do novo ministro do STF pelos Três Poderes -- antes de entrar para a política, ele foi juiz federal de carreira.

"Flávio Dino é uma pessoa respeitada e querida pela comunidade jurídica, política e pela sociedade. E a presença maciça de pessoas de todas as visões aqui documenta a vitória da democracia, da institucionalidade e da civilidade”, disse Barroso no discurso.

A posse de Dino no Supremo ocorre no dia em que o ex-presidente Jair Bolsonaro e ex-autoridades de seu governo foram convocados pela Polícia Federal a depor sobre uma suposta tentativa de golpe de Estado contra Lula. Dino, enquanto ministro da Justiça, teve atuação firme em relação à gestão Bolsonaro e os atos violentos no 8 de janeiro do ano passado.

(Reportagem de Ricardo Brito)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Cerca de 80 países chegam a acordo sobre comércio eletrônico, mas sem apoio dos EUA
Brasil terá bandeira verde para tarifa de energia em agosto, diz Aneel
Wall Street termina em alta com apoio de dados de inflação e ações de tecnologia
Ibovespa avança mais de 1% impulsionado por Vale e quase zera perda na semana; Usiminas desaba
Dólar acumula alta de quase 1% na semana em que real foi pressionado pelo iene
Podcast Foco no Agronegócio | Olho no mercado | Macroeconomia | Julho 2024