União Europeia lança missão naval para proteger navios no Mar Vermelho

Publicado em 19/02/2024 18:01

BRUXELAS (Reuters) - A União Europeia lançou nesta segunda-feira uma missão naval no Mar Vermelho para "restaurar e proteger a liberdade da navegação" na região. 

A "operação de segurança marítima defensiva", chamada Eunavfor Aspides, foi lançada após militantes houthis aliados ao Irã promoverem ataques a navios internacionais no Mar Vermelho em apoio ao grupo militante palestino Hamas, em guerra contra Israel.

"A União Europeia está respondendo rapidamente à necessidade de restaurar a segurança marítima e a liberdade de navegação em um corredor marítimo altamente estratégico", afirmou o chefe de política externa da UE, Josep Borrell, em um comunicado. 

"Dentro de seu mandato defensivo, a operação proporcionará consciência da situação marítima, acompanhará navios e os protegerá contra possíveis ataques de múltiplos domínios no mar", acrescentou o comunicado. 

O comunicado não especifica quantos navios estarão envolvidos e um porta-voz da UE não respondeu de imediato a pedido de comentários. Mas diplomatas da UE haviam dito à Reuters que, inicialmente, três navios estariam sob comando da UE, parte da chamada Política Comum de Segurança e Defesa (CSDP, na sigla em inglês) do bloco. 

A Alemanha já enviou uma fragata de defesa área no começo do mês para se juntar à missão. Dois diplomatas afirmaram à Reuters que França e Itália também iriam contribuir. 

(Reportagem de Charlotte Van Campenhout e Andrew Gray)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Minério de ferro cai com perspectiva de demanda chinesa fraca
STOXX 600 tem leve alta com impulso do setor imobiliário
Exportações da China aumentam, mas desaceleração das importações prejudica perspectivas comerciais
Índices da China fecham em leve alta; Alibaba eleva ações de Hong Kong
Wall Street sobe conforme investidores aguardam dados de inflação e cortes nos juros do Fed
Dólar tem leve baixa com perspectiva de diferencial de juros mais favorável ao Brasil