PF intima Bolsonaro para depor na 5ª-feira e defesa avalia pedir adiamento

Publicado em 19/02/2024 14:07

Por Ricardo Brito

BRASÍLIA (Reuters) - A Polícia Federal intimou Jair Bolsonaro a depor na próxima quinta-feira sobre as investigações da tentativa de golpe de Estado e a defesa do ex-presidente avalia pedir o adiamento desse depoimento, informou à Reuters o advogado Daniel Tesser, um dos representantes legais do ex-mandatário.

Sem dar detalhes por ora, o defensor disse que a equipe de advogados está avaliando se vai pedir mais prazo para o ex-presidente depor. Segundo uma fonte da PF, que pediu para não ser identificada, o depoimento está previsto para as 14h30 de quinta.

No início do mês, Bolsonaro foi um dos alvos de uma operação da Polícia Federal e na ocasião teve o passaporte apreendido, além de ter sido proibido de se comunicar com outros investigados.

Entre os alvos da operação estavam os ex-ministros da Defesa Walter Braga Netto e Paulo Nogueira Batista, o ex-ministro da Justiça Anderson Torres e o ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) Augusto Heleno. O ex-assessor especial de Bolsonaro Filipe Martins foi um dos presos na ação policial.

Durante as apurações, a PF encontrou um vídeo de uma reunião ministerial de julho de 2022 recheada de discussões de planos, ideias e ordens relacionadas à eleição presidencial daquele ano e à preocupação em garantir que Bolsonaro continuasse no poder. Naquela reunião, o então presidente chegou a dizer que se tudo não desse certo, iria descer a rampa do Palácio do Planalto "preso por atos antidemocráticos".

Se o depoimento ocorrer na quinta, ele se dará poucos dias antes de um ato que Bolsonaro convocou para a Avenida Paulista em São Paulo. Ele, que está inelegível, já negou ter cometido qualquer irregularidade e tem criticado as várias apurações contra ele.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Dólar tem leve alta enquanto mercado analisa IPCA e aguarda inflação dos EUA
IPCA cai em 0,02% em agosto, diz IBGE
Minério de ferro cai com perspectiva de demanda chinesa fraca
STOXX 600 tem leve alta com impulso do setor imobiliário
Exportações da China aumentam, mas desaceleração das importações prejudica perspectivas comerciais
Índices da China fecham em leve alta; Alibaba eleva ações de Hong Kong