Sinalizar cortes deu bom resultado e dados inibem mudança em comunicação do BC, diz Galípolo

Publicado em 16/02/2024 11:40

(Reuters) -A sinalização feita pelo Banco Central sobre cortes futuros de juros "se pagou" e deu bom resultado até o momento, disse nesta sexta-feira o diretor de Política Monetária do órgão, Gabriel Galípolo, ressaltando que indicações positivas do mercado inibem a ideia de que faria sentido mudar a comunicação do Comitê de Política Monetária (Copom).

Falando em live do Bradesco Asset Management, Galípolo afirmou que o "forward guidance" -- que indicou os próximos passos do BC no ciclo de afrouxamento monetário -- colaborou para uma menor volatilidade e uma ancoragem em torno da comunicação do Copom, melhorando expectativas para a inflação deste ano e gerando efeito positivo na curva de juros.

"Até agora, dá para dizer que foi uma estratégia que se pagou, que valeu a pena", disse.

Segundo ele, o mercado também tem feito revisões positivas nas projeções para a taxa terminal de juros.

"Isso reforça uma ideia de que a estratégia de comunicação pode estar indo em um bom caminho e inibe um pouco a ideia de que faria sentido mudá-la, traz menos a discussão sobre mudá-la", afirmou.

O Copom anunciou neste mês a quinta redução consecutiva de 0,5 ponto percentual na taxa básica de juros, que foi a 11,25% ao ano, antevendo reduções da mesma magnitude nas próximas reuniões.

Para o diretor do BC, o país ainda está em uma fase na qual existe espaço para fazer ajuste na política monetária e colher dados para determinar a atuação do BC à frente.

Ele enfatizou que a autoridade monetária está dependente de dados para tomar suas decisões, ressaltando que o BC avalia como a inflação corrente tem sido -- ou não -- um veículo de transmissão para as expectativas de preços, que estão "parcialmente ancoradas".

Galípolo disse ainda que o diferencial de juros entre Brasil e Estados Unidos está se aproximando de nível historicamente baixo, mas ainda segue atrativo para investimentos no país quando comparado com seus pares.

O diretor ressaltou que essa vantagem, aliada ao fluxo comercial, tem assegurado um bom comportamento do real.

Ao destacar mais de uma vez o bom comportamento da moeda brasileira, Galípolo disse que o BC está contente com o regime de câmbio flutuante, que tem apresentado bom resultado.

Segundo ele, a autoridade monetária enxerga preços futuros de commodities em patamar que permite um bom comportamento da balança comercial e do câmbio.

(Por Bernardo CaramEdição de Isabel Versiani e Pedro Fonseca)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Oposição venezuelana diz que Edmundo González vai seguir como "voz clara" no exílio espanhol
Dólar sobe mais de 1% ante real em dia negativo para moedas commodities
Ucrânia diz que pode cortar relações diplomáticas com Irã por conta de envio de mísseis para a Rússia
Rússia vai investir mais de meio bilhão de dólares para reforçar sistema de censura da internet
Padilha diz que governo trabalha para concluir votação da compensação da desoneração na Câmara até 4ª-feira
ONS tem aval para iniciar leilões para contratar redução de consumo industrial de energia