Início de construções de moradias unifamiliares nos EUA cai em janeiro

Publicado em 16/02/2024 11:19

WASHINGTON (Reuters) - A construção de residências unifamiliares nos Estados Unidos caiu em janeiro, provavelmente devido às condições climáticas adversas, mas um aumento nas licenças para construções futuras sugere recuperação nos próximos meses.

O início da construção de moradias unifamiliares, que representa a maior parte da construção de casas, caiu 4,7%, para uma taxa anual ajustada sazonalmente de 1,004 milhão de unidades no mês passado, informou o Departamento de Comércio nesta sexta-feira.

Os dados de dezembro foram revisados para cima, mostrando que o início de construções de casas unifamiliares caiu para uma taxa de 1,054 milhão de unidades, em vez das 1,027 milhão de unidades informadas anteriormente.

O clima extremamente frio em grande parte do país durante o mês provavelmente dificultou o início de novos projetos. As temperaturas abaixo do normal ajudaram a diminuir as vendas no varejo e a produção industrial em janeiro.

A construção de casas continua a ser sustentada por uma escassez aguda de moradias usadas no mercado.

É provável que haja uma recuperação com o aumento das temperaturas em fevereiro e com a expectativa de que o Federal Reserve comece a cortar a taxa de juros no primeiro semestre do ano.

As licenças para futuras construções de casas unifamiliares aumentaram 1,6%, atingindo um ritmo de 1,015 milhão de unidades no mês passado.

O início de projetos habitacionais com cinco unidades ou mais caiu 35,8% em janeiro, para uma taxa de 314.000 unidades.

O total de início de construções habitacionais caiu 14,8% em janeiro, para uma taxa de 1,331 milhão de unidades. Os economistas consultados pela Reuters previam estabilidade em uma taxa de 1,460 milhão de unidades.

(Reportagem de Lucia Mutikani)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Oposição venezuelana diz que Edmundo González vai seguir como "voz clara" no exílio espanhol
Dólar sobe mais de 1% ante real em dia negativo para moedas commodities
Ucrânia diz que pode cortar relações diplomáticas com Irã por conta de envio de mísseis para a Rússia
Rússia vai investir mais de meio bilhão de dólares para reforçar sistema de censura da internet
Padilha diz que governo trabalha para concluir votação da compensação da desoneração na Câmara até 4ª-feira
ONS tem aval para iniciar leilões para contratar redução de consumo industrial de energia