Dólar continuará a ser a moeda de reserva mundial, diz diretor do Fed

Publicado em 15/02/2024 15:48 e atualizado em 15/02/2024 16:43

(Reuters) - O diretor do Federal Reserve Christopher Waller defendeu nesta quinta-feira que o mundo continuará a depender do dólar e a moeda manterá seu domínio no comércio internacional, uma vantagem fundamental para a economia dos Estados Unidos no cenário global.

"Comentários recentes alertando sobre um possível declínio no status do dólar levantam preocupações sobre os efeitos das sanções contra a Rússia, a disfunção política dos EUA, o aumento dos ativos digitais e os esforços da China para reforçar o uso do renminbi", disse Waller em uma conferência patrocinada pelo Global Interdependence Center e pela Universidade das Bahamas em Nassau.

Mas nenhuma dessas preocupações se traduziu em um declínio notável do papel do dólar na economia mundial, disse ele. De fato, o aumento do uso de ativos digitais, como as stablecoins, que são predominantemente vinculadas ao dólar, tende a aumentar o perfil internacional da moeda norte-americana, observou Waller.

Os adversários dos EUA têm poucas alternativas ao dólar, e os investidores internacionais têm receio de usar a moeda da China, por exemplo, por uma série de razões, incluindo a falta de confiança nas instituições chinesas.

E, em tempos de estresse internacional, os investidores migram para os Treasuries como forma de estabilizar o valor de seus ativos.

"Não espero que o dólar perca seu status de moeda de reserva mundial tão cedo, nem mesmo que haja um declínio significativo em sua primazia no comércio e nas finanças", disse Waller. "Os acontecimentos recentes que alguns alertaram que poderiam ameaçar esse status o fortaleceram, pelo menos até agora."

(Por Ann Saphir)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Oposição venezuelana diz que Edmundo González vai seguir como "voz clara" no exílio espanhol
Dólar sobe mais de 1% ante real em dia negativo para moedas commodities
Ucrânia diz que pode cortar relações diplomáticas com Irã por conta de envio de mísseis para a Rússia
Rússia vai investir mais de meio bilhão de dólares para reforçar sistema de censura da internet
Padilha diz que governo trabalha para concluir votação da compensação da desoneração na Câmara até 4ª-feira
ONS tem aval para iniciar leilões para contratar redução de consumo industrial de energia