Temendo ataques de Israel, Gaza aguarda negociações para trégua no Cairo

Publicado em 13/02/2024 11:32

Por Nidal al-Mughrabi e Dan Williams

CAIRO/JERUSALÉM (Reuters) - Autoridades americanas, egípcias, israelenses e do Catar devem se reunir no Cairo na terça-feira para buscar uma trégua em Gaza, já que mais de um milhão de civis se amontoaram em um canto ao sul do enclave palestino, esperando com medo por um ataque israelense.

Em meio à crescente preocupação internacional com a situação dos civis, os tanques israelenses bombardearam o setor leste da cidade de Rafah durante a noite, disseram os moradores, embora a esperada ofensiva terrestre não pareça ter começado.

O exército israelense disse que suas forças mataram dezenas de combatentes palestinos em confrontos no sul e no centro da Faixa de Gaza nas últimas 24 horas, incluindo 30 em Khan Younis, uma cidade próxima a Rafah, na fronteira do enclave costeiro com o Egito.

Autoridades de saúde de Gaza disseram que um ataque israelense a uma casa no campo de refugiados de Nusseirat, no centro de Gaza, matou 16 palestinos durante a noite.

No Cairo, autoridades de alto escalão dos EUA, Egito, Israel e Catar se reuniram para trabalhar em uma estrutura de três fases que permitiria a libertação de reféns e a obtenção de uma pausa prolongada, segundo fontes familiarizadas com o assunto. Não havia mais detalhes disponíveis de imediato.

Com a guerra entre Israel e Hamas já em seu quinto mês, a atenção está voltada para a situação em Rafah. Cerca de metade dos 2,3 milhões de habitantes de Gaza está vivendo lá em condições desesperadoras, incluindo muitos que fugiram de outras áreas sob fogo.

Israel afirma que pretende eliminar os combatentes do Hamas que operam em Rafah e evacuar os civis.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Oposição venezuelana diz que Edmundo González vai seguir como "voz clara" no exílio espanhol
Dólar sobe mais de 1% ante real em dia negativo para moedas commodities
Ucrânia diz que pode cortar relações diplomáticas com Irã por conta de envio de mísseis para a Rússia
Rússia vai investir mais de meio bilhão de dólares para reforçar sistema de censura da internet
Padilha diz que governo trabalha para concluir votação da compensação da desoneração na Câmara até 4ª-feira
ONS tem aval para iniciar leilões para contratar redução de consumo industrial de energia