Biden se reúne com o rei da Jordânia, que quer um cessar-fogo em Gaza

Publicado em 12/02/2024 17:29 e atualizado em 12/02/2024 19:01

Por Trevor Hunnicutt e Steve Holland

WASHINGTON (Reuters) - O presidente dos EUA, Joe Biden, se reuniu com o rei Abdullah da Jordânia na Casa Branca na segunda-feira, ficando cara a cara com um aliado de longa data que tem se manifestado a favor de um cessar-fogo em Gaza.

Biden cumprimentou o rei calorosamente quando ele chegou à Casa Branca. Os dois líderes seguiram para dentro da residência para suas discussões. Eles fariam declarações à mídia mais tarde.

A reunião ocorreu em momento em que Biden se torna cada vez mais veemente em sua exigência de que Israel não empreenda uma ofensiva terrestre na cidade de Rafah, no sul de Gaza, sem um plano para proteger os civis palestinos.

Biden conversou com o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, no domingo, e a Casa Branca disse que ele enfatizou que "uma operação militar em Rafah não deve prosseguir sem um plano crível e executável para garantir a segurança e o apoio aos mais de um milhão de pessoas que se abrigam lá".

Antes de embarcar em uma turnê pelas capitais ocidentais, Abdullah participou de um lançamento aéreo de ajuda humanitária para Gaza, uma ação que destacou o papel de seu reino em pressionar Israel a parar de restringir os esforços para ajudar a evitar doenças, fome e inanição no enclave devastado pela guerra.

Espera-se que o rei, que tem se manifestado em favor do fim da campanha de Israel, peça a Biden que apoie um cessar-fogo imediato.

A equipe de Biden vem tentando negociar uma pausa nos combates para garantir a libertação dos reféns mantidos pelo Hamas desde que o grupo militante palestino que governa Gaza lançou um ataque no sul de Israel em 7 de outubro, matando 1.200 pessoas.

As autoridades de saúde palestinas estimam que mais de 28.000 pessoas em Gaza foram mortas na ofensiva de Israel contra os combatentes do Hamas.

Um funcionário sênior do governo Biden disse a repórteres no domingo que a reunião de Biden com o rei teria como foco o fim da guerra em Gaza.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Oposição venezuelana diz que Edmundo González vai seguir como "voz clara" no exílio espanhol
Dólar sobe mais de 1% ante real em dia negativo para moedas commodities
Ucrânia diz que pode cortar relações diplomáticas com Irã por conta de envio de mísseis para a Rússia
Rússia vai investir mais de meio bilhão de dólares para reforçar sistema de censura da internet
Padilha diz que governo trabalha para concluir votação da compensação da desoneração na Câmara até 4ª-feira
ONS tem aval para iniciar leilões para contratar redução de consumo industrial de energia