Trump registra queda em arrecadação de fundos com aparições em tribunais

Publicado em 02/02/2024 10:36 e atualizado em 02/02/2024 11:58

Por Jason Lange e Alexandra Ulmer e Andrew Goudsward

WASHINGTON (Reuters) - Donald Trump tem feito de seus vários problemas jurídicos um dos principais focos de sua campanha presidencial nos Estados Unidos, mas depois de arrecadar milhões em suas primeiras aparições em tribunal no ano passado, ele viu uma queda acentuada na arrecadação de recursos em meio a confrontos, às vezes combativos, com juízes.

O principal grupo de arrecadação de fundos de Trump obteve cerca de 4 milhões de dólares em cada uma de suas duas maiores arrecadações em um único dia no ano passado: em 4 de abril, depois que ele se declarou inocente das acusações de supostos pagamentos de propina a uma estrela pornô, e em 25 de agosto, após declarar inocência das acusações de fraude eleitoral na Geórgia, de acordo com as divulgações da WinRed, a principal plataforma online de arrecadação de fundos para os republicanos.

Nos últimos três meses do ano, a arrecadação de fundos de Trump em torno dos dias no tribunal se aproximou de sua média diária para o ano, de pouco menos de 300.000 dólares, segundo a divulgação mais recente da WinRed para a Comissão Eleitoral Federal, apresentada na quarta-feira.

Em 7 de dezembro, quando Trump compareceu a um tribunal de Manhattan para um julgamento por fraude civil, seu principal grupo de arrecadação de fundos informou ter recebido cerca de 200.000 dólares em contribuições online. Em 6 de novembro, quando Trump e o juiz Arthur Engoron levantaram a voz repetidamente em um julgamento civil, o grupo arrecadou menos de 400.000 dólares por meio da WinRed.

A recente desaceleração sugere que Trump está obtendo retornos cada vez menores com seus problemas jurídicos, à medida que se aproxima da indicação do Partido Republicano para enfrentar o atual presidente, o democrata Joe Biden, na eleição de 5 de novembro.

O estrategista político republicano Jason Cabel Roe disse que as notícias iniciais sobre as acusações contra Trump teriam um impacto maior do que os desenvolvimentos subsequentes.

"Após semanas de foco na mídia, as pessoas ficaram insensíveis", afirmou Cabel Roe.

Trump enfrenta quatro julgamentos criminais, além de ações civis. Sua campanha envia regularmente aos apoiadores emails que associam seus problemas legais a uma solicitação de contribuição política, às vezes incluindo uma imagem de sua foto no processo da Geórgia.

Ele afirma que é inocente de todas as acusações e alega, sem provas, que seus processos são politicamente motivados. A campanha de Trump não respondeu imediatamente a um pedido de comentário sobre a aparente desaceleração na arrecadação de fundos.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Venda no comércio varejista cresce 0,6% de junho para julho, diz IBGE
Dólar abre estável com investidores à espera de dados dos EUA e decisão do BCE
Vendas no varejo do Brasil avançam 0,6% em julho, diz IBGE
Região agrícola de Kursk, na Rússia, estima danos causados ​​por ataque na Ucrânia em quase US$ 1 bilhão
Câmara aprova texto-base de transição para fim da desoneração da folha de pagamento
Índice chinês recua para menor nível de fechamento em seis anos