BNDES amplia em R$4 bi linha de financiamento em dólar ao produtor rural

Publicado em 02/02/2024 10:44 e atualizado em 02/02/2024 11:59

SÃO PAULO (Reuters) - O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) anunciou nesta sexta-feira a ampliação em 4 bilhões de reais da linha de financiamento em dólar ao produtor rural brasileiro, segundo apresentação do diretor financeiro e de Crédito Digital para MPMEs da instituição, Alexandre Abreu.

Lançada em abril de 2023, a Taxa Fixa do BNDES em Dólar (TFBD) oferece uma opção de financiamento com custo atrelado à variação cambial, o que é vantajoso para clientes que têm receitas atreladas ao dólar.

No âmbito dessa linha, o valor aprovado com uso da TFDB totalizou 3,62 bilhões de reais em 2023, de um orçamento inicial disponível de 4 bilhões de reais, segundo informou o BNDES, nesta sexta-feira.

Diante disso, o BNDES decidiu ampliar sua dotação em 4 bilhões de reais, levando o total disponibilizado em financiamentos com uso da taxa em dólar a 8 bilhões de reais.

A ampliação da linha foi anunciada em momento em que o governo busca formas de irrigar o mercado de crédito, já que produtores enfrentam preços mais baixos da soja, além de uma quebra de safra em várias regiões.

Na véspera, o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, disse à Reuters que o governo brasileiro avalia a possibilidade de lançar uma linha de financiamento em iuan para agricultores.

(Por Roberto Samora)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Venda no comércio varejista cresce 0,6% de junho para julho, diz IBGE
Dólar abre estável com investidores à espera de dados dos EUA e decisão do BCE
Vendas no varejo do Brasil avançam 0,6% em julho, diz IBGE
Região agrícola de Kursk, na Rússia, estima danos causados ​​por ataque na Ucrânia em quase US$ 1 bilhão
Câmara aprova texto-base de transição para fim da desoneração da folha de pagamento
Índice chinês recua para menor nível de fechamento em seis anos