Appian Capital exporta recorde de mais de 217 mil t de níquel e cobre do Brasil em 2023

Publicado em 02/01/2024 14:01

RIO DE JANEIRO (Reuters) - O fundo de private equity britânico Appian Capital Brazil exportou do país um recorde de mais de 217 mil toneladas de concentrado de cobre e níquel sulfetado em 2023, alta de 10% ante o ano anterior, informou a companhia à Reuters nesta terça-feira.

Com cinco anos de atuação no mercado brasileiro, o fundo de origem britânica é responsável pela gestão de dois ativos no país: Atlantic Nickel, produtora de concentrado de níquel sulfetado, e Mineração Vale Verde, produtora de concentrado de cobre.

"Durante o período, destaca-se que foram utilizados navios otimizados para exportação de minerais à China e Finlândia, reduzindo o custo de frete, o que reflete em eficiência na operação logística do fundo", disse a Appian em nota.

Ambos os metais, importantes matérias-primas para a fabricação de baterias, com potencial crescente diante da eletrificação do transporte no mundo, foram enviados ao longo do ano para mercados na América do Norte, Europa e Ásia, segundo o fundo.

(Por Marta Nogueira)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Dólar volta a subir ante o real com mercado de olho no Oriente Médio
Ibovespa fecha em queda com ajuste em Vale e receios fiscais
Taxas futuras de juros sobem com alta dos yields dos Treasuries e receios com o fiscal
Ações europeias caem conforme nervosismo sobre Oriente Médio reduz apetite por risco
Wall Street recua com dados econômicos e conflito no Oriente Médio em foco
Ibovespa recua mais de 1% com fiscal no radar e queda de Vale