Heinze comemora aprovação de texto que autoriza barragens para irrigação em APPs

Publicado em 21/12/2023 13:13

O senador Luis Carlos Heinze (PP-RS) celebrou, em pronunciamento na quarta-feira (20), a aprovação de projeto que libera a construção de reservatórios de água para projetos de irrigação em áreas de preservação permanente (APPs) à beira de rios (PL 1.282/2019). O texto segue para análise da Câmara dos Deputados.

— Hoje entregamos ao Brasil um projeto muito importante sobre as águas. Nós perdemos no Rio Grande do Sul — especificamente em quatro anos, três secas — mais de R$ 100 bilhões, os produtores perderam, o estado perdeu, os municípios perderam, todo mundo perdeu. Neste instante, em que temos chuva no Rio Grande do Sul, tem seca no Norte e no Centro-Oeste do país, e esse projeto irá regular essa situação.

Heinze defendeu a ampliação da irrigação e afirmou que o projeto fará o Brasil "armazenar a água que sobra no inverno e falta no verão".

O senador destacou que o Rio Grande do Sul tem quase 12 mil açudes e barragens. Heinze também prestou homenagem ao gaúcho Geraldo Bernardo, "um alemão velho" de sua cidade, que "fez essa engenharia de trancar o rio Butuí, fazer a irrigação do Rio Uruguai e bombear água para cima".

— Esse rio especificamente existe até hoje, foi nos anos 60 que ele teve essa ideia [...]. O rio lá corre para cima, no verão, quando o rio seca, o rio Butuí é seco. São quase 30 quilômetros em que esse senhor fez esse projeto. Então, minha homenagem a ele e a tantos como ele que fizeram para nós termos uma agricultura sustentável no Brasil. Que nós possamos fazer esses barramentos, esses açudes nas APPs — afirmou Heinze.

Fonte: Agência Senado

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Proposta determina ressarcimento a produtor rural em caso de perdas decorrentes da falta de luz
Lula diz não ter decisão sobre nomes para o BC e espera Haddad
BC faz ajustes em segurança do Pix e estabelece junho de 2025 para lançamento de Pix Automático
Kamala chama legado de Biden de "inigualável" conforme lança sua campanha presidencial
Lula diz que governo fará bloqueio orçamentário "sempre que precisar"
Lula se diz assustado com retórica de Maduro e pede respeito a resultado da eleição na Venezuela