Fed sinaliza fim das altas dos juros e prevê custos de empréstimos mais baixos em 2024

Publicado em 13/12/2023 16:17 e atualizado em 13/12/2023 17:35

(Reuters) - O Federal Reserve manteve a taxa básica de juros inalterada nesta quarta-feira e sinalizou em novas projeções econômicas que o aperto histórico da política monetária dos Estados Unidos, concebido nos últimos dois anos, está no fim e que 2024 terá custos mais baixos de empréstimoss.

Em um novo comunicado de política monetária, as autoridades do banco central dos EUA levaram em conta explicitamente o fato de que a inflação "diminuiu no último ano" e disseram que observariam a economia para ver se "algum" aumento adicional dos juros seria necessário -- o que implica diretamente que, após meses de aperto monetário agressivo e uma tendência de aumento da taxa básica, talvez não seja necessário aumentá-las novamente.

Uma quase unanimidade de 17 dos 19 formuladores de política monetária do Fed projeta que a taxa básica estará mais baixa até o final de 2024 do que está agora -- com a projeção mediana mostrando a taxa em queda de 0,75 ponto percentual da atual faixa de 5,25% a 5,50%. Nenhuma autoridade prevê custos de empréstimos mais altos até o final do próximo ano.

(Por Howard Schneider)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Dólar cai ante real com fluxo de venda de moeda e alta do petróleo
Ibovespa fecha com alta tímida em dia de ajustes e volume fraco
Vice-presidente, Geraldo Alckmin, e presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, anunciam investimentos de mais de R$ 18,3 milhões para preparar empresas para exportação
Taxas de juros futuras têm alta firme no Brasil com dados de emprego nos EUA e alta do petróleo
Dólar recua ante o real com apetite por risco global após dados de emprego dos EUA
Wall Street sobe após dados fortes de emprego nos EUA elevarem confiança