Dólar sobe antes de dados de inflação e decisões sobre juros no Brasil e nos EUA

Publicado em 11/12/2023 17:15

Por Fabricio de Castro

SÃO PAULO (Reuters) - Em um dia de agenda esvaziada no Brasil e nos Estados Unidos, o dólar à vista fechou esta segunda-feira em leve alta ante o real, na esteira do avanço da moeda norte-americana no exterior e com investidores à espera de dados de inflação e decisões de política monetária ao longo da semana.

O dólar à vista fechou o dia cotado a 4,9360 reais na venda, em alta de 0,15%. Em dezembro, a moeda acumula ganho de 0,42%.

Na B3, às 17:10 (de Brasília), o contrato de dólar futuro de primeiro vencimento subia 0,12%, a 4,9435 reais.

O dólar oscilou no território positivo durante praticamente toda a sessão. No início do dia, a moeda à vista chegou a marcar a mínima de 4,9250 reais (-0,08%) às 9h04, mas rapidamente migrou para o positivo, em sintonia com o avanço do dólar ante várias divisas no exterior -- em especial o iene, que passava por ajustes de baixa nesta segunda-feira após a forte alta da sexta-feira.

Operador ouvido pela Reuters pontuou que, em função da agenda esvaziada desta segunda-feira, os participantes do mercado brasileiro de câmbio ficaram em compasso de espera para o restante da semana. Durante a tarde, segundo ele, chamou a atenção o volume menor de negócios, tanto no segmento à vista quanto no futuro.

Investidores aguardam, em especial, a divulgação do índice de preços ao consumidor amplo (CPI, na sigla em inglês) dos EUA, na terça-feira, do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) do Brasil, também na terça-feira, e das decisões de política monetária dos bancos centrais de ambos os países, na quarta-feira.

Às 17:10 (de Brasília), o índice do dólar --que mede o desempenho da moeda norte-americana frente a uma cesta de seis divisas-- subia 0,13%, a 104,090.

Pela manhã, o BC vendeu todos os 16.000 contratos de swap cambial tradicional ofertados na rolagem dos vencimentos de fevereiro.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Cerca de 80 países chegam a acordo sobre comércio eletrônico, mas sem apoio dos EUA
Brasil terá bandeira verde para tarifa de energia em agosto, diz Aneel
Wall Street termina em alta com apoio de dados de inflação e ações de tecnologia
Ibovespa avança mais de 1% impulsionado por Vale e quase zera perda na semana; Usiminas desaba
Dólar acumula alta de quase 1% na semana em que real foi pressionado pelo iene
Podcast Foco no Agronegócio | Olho no mercado | Macroeconomia | Julho 2024