Wall Street sobe conforme investidores avaliam dados de emprego

Publicado em 08/12/2023 13:13

Por Amruta Khandekar e Shristi Achar A

(Reuters) - Wall Street recuperava perdas de mais cedo nesta sexta-feira, depois que dados de emprego indicando um mercado de trabalho resiliente nos EUA alimentaram o otimismo sobre uma aterrissagem suave para a economia, com uma alta da confiança do consumidor também contribuindo para o clima positivo.

Relatório do Departamento do Trabalho mostrou que a folha de pagamento não agrícola acrescentou 199.000 vagas de trabalho no mês passado, ante expectativa de economistas de um aumento de 180.000.

A taxa de desemprego caiu para 3,7%, enquanto os ganhos médios subiram 0,4% em uma base mensal, em comparação com as previsões de crescimento de 0,3%.

Após o relatório, os investidores reduziram apostas de que o Federal Reserve cortará as taxas de juros em março, mas ainda estão precificando a probabilidade de que o banco central tenha terminado de aumentar as taxas.

"Não observamos um aumento desproporcional nos ganhos médios por hora, que é a parte da inflação desse relatório. Vimos um número significativo de empregos sendo criados", disse Art Hogan, estrategista-chefe de mercado da B Riley Wealth, em Nova York.

"Essa é a definição de uma aterrissagem suave, em que a inflação está indo na direção certa e não matamos o mercado de trabalho."

Também contribuíam para o otimismo dados mostrando que a confiança do consumidor dos EUA aumentou muito mais do que o esperado em dezembro, interrompendo quatro meses consecutivos de quedas.

Às 13:10 (de Brasília), o índice S&P 500 ganhava 0,18%, a 4.594,01 pontos, enquanto o Dow Jones subia 0,19%, a 36.187,72 pontos. O índice de tecnologia Nasdaq Composite avançava 0,35%, a 14.390,54 pontos.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Dow Jones atinge recorde de fechamento após dados econômicos favoráveis dos EUA
Dólar à vista fecha em alta pela 5ª sessão apesar de intervenções do BC
Ibovespa tem melhor mês do ano com expectativa sobre juros nos EUA
Taxas longas de juros futuros disparam com temor fiscal após alta da dívida bruta no Brasil
S&P fecha em alta após dados econômicos favoráveis dos EUA
Desemprego baixo não provoca "inflação grande" em serviços, mas preocupa, diz Campos Neto