Haddad alerta para problema com minoritários de estatais mineiras candidatas a federalização

Publicado em 07/12/2023 11:05

(Reuters) - O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, alertou nesta quinta-feira que há um problema em relação aos acionistas minoritários das empresas controladas pelo governo de Minas Gerais que precisa ser averiguado para que ativos do Estado possam entrar como forma de pagamento da dívida do Estado.

Haddad se reuniu mais cedo com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), para tratar do Regime de Recuperação Fiscal de Minas Gerais.

Segundo ele, será preciso realizar uma avaliação desses ativos para saber como o governo irá tratá-los no plano federal para abater da dívida do Estado.

"Existe um problema que nós temos que averiguar em relação aos acionistas minoritários das companhias que são controladas pelo governo de Minas. Nós temos que estudar com muita cautela isso, para não gerar um passivo, para não cometer nenhuma irresponsabilidade, fazer as coisas de acordo com a lei", afirmou Haddad a jornalistas após o encontro, sem dar mais detalhes.

No mês passado, Pacheco disse que discutiu com o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), uma proposta de composição entre a União e o Estado que inclui a federalização de ativos estatais, incluindo as empresas Copasa, Cemig e Codemig, como forma de pagamento da dívida de cerca de 160 bilhões de reais de MG.

A proposta prevê a possibilidade de que as estatais mineiras de saneamento, energia e exploração de nióbio sejam utilizadas como forma de pagamento da dívida do Estado com a União, em alternativa ao Regime de Recuperação Fiscal.

Haddad ainda fez diversas críticas ao governador Zema, pedindo uma nova postura ao tratar do acordo fechado com o Ministério da Fazenda e com o governo federal.

"Fica um apelo para que o governador Zema adote uma posição mais construtiva, menos conflitiva com o presidente do Congresso Nacional, que é quem afinal vai deliberar sobre o tema, porque qualquer que seja o acordo vai ter que passar pelo Senado Federal", disse Haddad, em referência a críticas recentes feitas por Zema a Pacheco, visto como potencial candidato ao governo de Minas em 2026.

(Por Camila Moreira em São Paulo)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Dólar cai ante real com fluxo de venda de moeda e alta do petróleo
Ibovespa fecha com alta tímida em dia de ajustes e volume fraco
Vice-presidente, Geraldo Alckmin, e presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, anunciam investimentos de mais de R$ 18,3 milhões para preparar empresas para exportação
Taxas de juros futuras têm alta firme no Brasil com dados de emprego nos EUA e alta do petróleo
Dólar recua ante o real com apetite por risco global após dados de emprego dos EUA
Wall Street sobe após dados fortes de emprego nos EUA elevarem confiança