Dívida pública bruta fica em 74,7% do PIB em outubro, mostra BC

Publicado em 06/12/2023 08:43

SÃO PAULO (Reuters) -A dívida bruta do Brasil registrou alta em outubro, quando o setor público consolidado brasileiro apresentou superávit primário, de acordo com dados divulgados nesta quarta-feira pelo Banco Central.

A dívida pública bruta do país como proporção do PIB fechou outubro em 74,7%, contra 74,4% no mês anterior. Já a dívida líquida foi a 60,0%, mantendo o mesmo nível do mês anterior.

As expectativas em pesquisa da Reuters eram de 74,5% para a dívida bruta e de 59,9% para a líquida.

Em outubro, o setor público consolidado registrou um superávit primário de 14,798 bilhões de reais, abaixo da expectativa de economistas consultados em pesquisa da Reuters de um saldo positivo de 17,6 bilhões de reais.

Nos 12 meses encerrados em outubro, o setor público consolidado registrou déficit de 114,2 bilhões de reais, equivalente a 1,08% do PIB.

O desempenho mostra que o governo central teve saldo positivo de 19,456 bilhões de reais, enquanto Estados e municípios registraram déficit primário de 3,852 bilhões de reais e as estatais tiveram saldo negativo de 805 milhões de reais, mostraram os dados do Banco Central.

(Por Camila MoreiraEdição de Eduardo Simões e Luana Maria Benedito)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Dólar cai ante real com fluxo de venda de moeda e alta do petróleo
Ibovespa fecha com alta tímida em dia de ajustes e volume fraco
Vice-presidente, Geraldo Alckmin, e presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, anunciam investimentos de mais de R$ 18,3 milhões para preparar empresas para exportação
Taxas de juros futuras têm alta firme no Brasil com dados de emprego nos EUA e alta do petróleo
Dólar recua ante o real com apetite por risco global após dados de emprego dos EUA
Wall Street sobe após dados fortes de emprego nos EUA elevarem confiança