Carga de energia no Brasil deve crescer 9,9% em dezembro, prevê ONS

Publicado em 24/11/2023 11:24 e atualizado em 24/11/2023 11:58

(Reuters) - A carga de energia elétrica no Brasil deve avançar 9,9% em dezembro ante registrado em igual mês do ano passado, a 79,412 gigawatts médios, estimou nesta sexta-feira o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

As ondas de calor vêm contribuindo para um crescimento expressivo da carga de energia no país nos últimos meses, em função do maior uso por parte dos consumidores de equipamentos de refrigeração e ar condicionado. Neste mês, a carga bateu recordes diários, alcançando mais de 100 GW.

O ONS também projetou chuvas abundantes em reservatórios de hidrelétricas do Sul, equivalentes a 302% da média histórica para dezembro, como reflexo ainda do fenômeno climático El Niño.

Já nos demais subsitemas, o operador estimou afluências equivalentes a 91% da média no Sudeste/Centro-Oeste, 41% no Nordeste e 60% no Norte.

A expectativa é de que os reservatórios das usinas hidrelétricas do Sudeste/Centro-Oeste cheguem ao final de dezembro com 68% da capacidade.

(Por Letícia Fucuchima)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Dólar cai ante real com fluxo de venda de moeda e alta do petróleo
Ibovespa fecha com alta tímida em dia de ajustes e volume fraco
Vice-presidente, Geraldo Alckmin, e presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, anunciam investimentos de mais de R$ 18,3 milhões para preparar empresas para exportação
Taxas de juros futuras têm alta firme no Brasil com dados de emprego nos EUA e alta do petróleo
Dólar recua ante o real com apetite por risco global após dados de emprego dos EUA
Wall Street sobe após dados fortes de emprego nos EUA elevarem confiança