Presidente chinês diz que mulheres do país precisam iniciar "nova tendência de família"
HONG KONG (Reuters) - O presidente chinês, Xi Jinping, disse que as mulheres têm um papel fundamental e precisam estabelecer uma "nova tendência de família", no momento em que o país está enfrentando o envelhecimento da população e o declínio recorde da taxa de natalidade.
Em seus comentários, publicados na agência de notícias estatal Xinhua nesta segunda-feira, Xi disse que o papel das mulheres foi parte de uma discussão com a nova equipe de liderança da Federação de Mulheres de Toda a China, que opera sob o Partido Comunista.
Fazer um bom trabalho na função das mulheres não está relacionado apenas ao desenvolvimento das próprias mulheres, disse ele, mas também à "harmonia familiar, harmonia social, desenvolvimento nacional e progresso nacional".
É necessário "cultivar ativamente uma nova cultura de casamento e maternidade e fortalecer a orientação sobre a visão dos jovens em relação ao casamento, ao parto e à família", afirmou ele.
Fatores como os altos custos dos cuidados de crianças, obstáculos na carreira, discriminação de gênero e o fato de não quererem se casar têm impedido muitas jovens chinesas de terem filhos.
O número de nascimentos está intimamente ligado às taxas de casamento porque as políticas oficiais dificultam que mulheres solteiras tenham filhos.
Em janeiro, o órgão nacional de estatísticas da China relatou a primeira queda populacional em seis décadas e a população do país está envelhecendo rapidamente.
Nos últimos dois anos, autoridades de toda a China revelaram medidas para elevar a taxa de natalidade do país, incluindo incentivos financeiros e aumento das instalações de creches.
A mídia estatal sempre associou o desenvolvimento populacional à força e ao "rejuvenescimento" do país.
(Reportagem de Farah Master e da Redação de Pequim)