Minério de ferro amplia recuperação com apostas de estímulo da China

Publicado em 12/10/2023 10:47

Por Enrico Dela Cruz

(Reuters) - Os preços futuros do minério de ferro subiram pela segunda sessão consecutiva nesta quinta-feira, à medida que os investidores avaliavam as perspectivas de medidas adicionais para sustentar a economia em declínio da China em meio a cortes na produção doméstica de aço e incerteza em relação ao setor imobiliário do país.

Novas esperanças de estímulo para a segunda maior economia do mundo e a maior consumidora de metais deram suporte ao minério de ferro, depois de os preços terem atingido mínimas de seis semanas no início desta semana, arrastados em parte pelas preocupações com a crise de endividamento que envolve muitas incorporadoras imobiliárias chinesas.

O contrato de referência do ingrediente siderúrgico para novembro na Bolsa de Cingapura subiu 1,8%, a 114,55 dólares por tonelada.

O minério de ferro mais negociado em janeiro na Dalian Commodity Exchange da China encerrou as negociações do dia com alta de 1,6%, a 837 iuanes (114,71 dólares) por tonelada.

Os formuladores de políticas da China estão avaliando a emissão de pelo menos 1 trilhão de iuanes (136,94 bilhões de dólares) de dívida soberana adicional para gastos com infraestrutura, como projetos de conservação de água, informou a Bloomberg News esta semana, citando pessoas familiarizadas com o assunto.

Os traders também estavam avaliando as perspectivas de oferta e demanda de minério de ferro.

"Acompanharemos de perto as oportunidades de mercado trazidas pelas políticas macroeconômicas, a perda de produção causada por (um incidente em) locais aborígenes nas minas da Rio Tinto e a intensidade da reposição de matéria-prima no próximo inverno", disseram os analistas da Huatai Futures em uma nota.

(Reportagem de Enrico Dela Cruz em Manila)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Dólar cai ante real com fluxo de venda de moeda e alta do petróleo
Ibovespa fecha com alta tímida em dia de ajustes e volume fraco
Vice-presidente, Geraldo Alckmin, e presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, anunciam investimentos de mais de R$ 18,3 milhões para preparar empresas para exportação
Taxas de juros futuras têm alta firme no Brasil com dados de emprego nos EUA e alta do petróleo
Dólar recua ante o real com apetite por risco global após dados de emprego dos EUA
Wall Street sobe após dados fortes de emprego nos EUA elevarem confiança