Secretária do Tesouro dos EUA e chefe do BC chinês se reunirão e discutirão dívida

Publicado em 11/10/2023 09:03

Por Andrea Shalal e Leika Kihara

MARRAKECH, Marrocos (Reuters) - A secretária do Tesouro dos Estados Unidos, Janet Yellen, disse nesta quarta-feira que planeja se reunir com o presidente do banco central chinês, Pan Gongsheng, nesta semana para conversas que abordarão questões relacionadas à dívida.

Ao comentar as discussões com a China sobre a reestruturação da dívida dos países pobres em dificuldades, Yellen disse: "Embora o progresso tenha sido lento e certamente precise ser melhorado (...) vimos algum avanço significativo em casos específicos."

Ela disse que estava esperançosa de que mais progresso poderia ser feito.

A reunião com Pan será realizada à margem do encontro anual do Fundo Monetário Internacional (FMI) em Marrakech nesta semana, disse Yellen.

A China é um participante importante nas negociações sobre acordos para aliviar os encargos financeiros dos países emergentes e de baixa renda que estão lutando para pagar dívidas enormes em meio ao aumento das taxas de juros.

O presidente do Banco Mundial, Ajay Banga, disse que a China tem sido um parceiro cooperativo do credor para o desenvolvimento, mas que é preciso mais transparência nos contratos de dívida para acelerar as reestruturações.

"Estamos fazendo um progresso significativo (...) estabelecendo um contato regular com relação a questões econômicas e financeiras de interesse de ambas as nações, e esperamos ter um bom canal para discutir questões de dívida com eles", disse Yellen sobre as discussões com a China.

"Trabalhamos de forma muito construtiva com representantes do (banco central chinês) para avançar em uma agenda comum relacionada à mudança climática e, portanto, definitivamente vejo um potencial para aprofundarmos nosso trabalho em conjunto, e estou otimista quanto a isso", disse ela.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Dólar cai ante real com fluxo de venda de moeda e alta do petróleo
Ibovespa fecha com alta tímida em dia de ajustes e volume fraco
Vice-presidente, Geraldo Alckmin, e presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, anunciam investimentos de mais de R$ 18,3 milhões para preparar empresas para exportação
Taxas de juros futuras têm alta firme no Brasil com dados de emprego nos EUA e alta do petróleo
Dólar recua ante o real com apetite por risco global após dados de emprego dos EUA
Wall Street sobe após dados fortes de emprego nos EUA elevarem confiança