Encomendas à indústria dos EUA superam expectativas em agosto

Publicado em 04/10/2023 11:42

WASHINGTON (Reuters) - As novas encomendas de produtos fabricados nos Estados Unidos aumentaram mais do que o esperado em agosto e as remessas aceleraram, corroborando a visão de que o crescimento econômico se fortaleceu no terceiro trimestre.

Os pedidos à indústria avançaram 1,2%, depois de terem caído 2,1% em julho, informou o Departamento de Comércio nesta quarta-feira. Economistas consultados pela Reuters previam aumento de 0,2%. Na comparação anual, as encomendas subiram 0,5%.

O setor de manufatura, que responde por 11,1% da economia, continua a avançar, apesar dos 525 pontos-base em aumentos de taxas do Federal Reserve desde março de 2022.

Os pedidos de computadores e produtos eletrônicos aumentaram 0,3%, enquanto os de equipamentos elétricos, eletrodomésticos e componentes subiram 1,0%.

Os pedidos de maquinário cresceram 0,6% e os de aeronaves civis caíram 15,9%, enquanto os pedidos de veículos automotores aumentaram 0,3%.

As remessas de produtos manufaturados aumentaram 1,3% e os estoques subiram 0,3%, enquanto os pedidos não atendidos aumentaram 0,4%.

O Departamento de Comércio também informou que os pedidos de bens de capital não relacionados à defesa, excluindo aeronaves, que são vistos como uma medida dos planos de gastos das empresas com equipamentos, aumentaram 0,9%, conforme relatado na estimativa do mês passado.

As estimativas de crescimento da economia para o terceiro trimestre chegam a uma taxa anualizada de 4,9%. A economia cresceu em um ritmo de 2,1% no trimestre de abril a junho.

(Reportagem de Lucia Mutikani)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Dólar cai ante real com fluxo de venda de moeda e alta do petróleo
Ibovespa fecha com alta tímida em dia de ajustes e volume fraco
Vice-presidente, Geraldo Alckmin, e presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, anunciam investimentos de mais de R$ 18,3 milhões para preparar empresas para exportação
Taxas de juros futuras têm alta firme no Brasil com dados de emprego nos EUA e alta do petróleo
Dólar recua ante o real com apetite por risco global após dados de emprego dos EUA
Wall Street sobe após dados fortes de emprego nos EUA elevarem confiança