Reuters: Índice de aprovação do governo Lula oscila para baixo e vai a 40,6%, diz CNT/MDA

Publicado em 03/10/2023 15:43

BRASÍLIA (Reuters) - A aprovação do governo do presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva registrou uma oscilação negativa, mas quase metade dos brasileiros diz que o governo está fazendo um trabalho melhor do que o de seu antecessor Jair Bolsonaro, segundo pesquisa CNT/MDA divulgada nesta terça-feira.

A pesquisa do instituto MDA, encomendada pela Confederação Nacional do Transporte (CNT), apontou que 40,6% das pessoas entrevistadas avaliam o desempenho do governo Lula como "ótimo" ou "bom", em comparação com 43,1% na pesquisa anterior, em maio. O número dos que afirmam que o governo é "ruim" ou "péssimo" chegou a 27,2%, ante 24,6% na pesquisa anterior.

"A avaliação geral do novo governo permanece positiva, ainda atrelada, em parte, à vitória nas urnas no ano passado. Embora ainda positivas, o alerta fica para a redução das expectativas com emprego, renda, saúde e educação em relação a maio e, em especial, para a área de segurança pública, com predominante expectativa de piora", disse Marcelo Souza, diretor do MDA.

Segundo o levantamento, 46,4% dos entrevistados dizem que o novo governo é melhor do que o de Bolsonaro, ao passo que 29,1% entendem que o governo Lula está pior que o do antecessor e 21,7% avaliam que está igual.

A aprovação do desempenho pessoal de Lula como presidente também caiu, de 57% para 54,9%, com a desaprovação subindo de 35% para 39%.

O MDA entrevistou 2.002 pessoas em todo o Brasil entre 27 de setembro e 1º de outubro. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais.

(Reportagem de Anthony Boadle, em Brasília)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Wall St abre em alta após escolha de Trump para o Tesouro
Ibovespa opera estável com mercado à espera de pacote fiscal
China intensificará medidas anticíclicas para melhorar economia, diz premiê
Ibovespa hesita na abertura com expectativa por pacote fiscal
Dólar recua na abertura em linha com o exterior após escolha de Trump para o Tesouro
Mercado eleva projeções para Selic e inflação em 2025, com alta do dólar, mostra Focus
undefined