Gastos com construção nos EUA aumentam em agosto com impulso de moradias

Publicado em 02/10/2023 12:21 e atualizado em 02/10/2023 13:39

WASHINGTON (Reuters) - Os gastos com construção nos Estados Unidos aumentaram em agosto, impulsionados por gastos com moradias unifamiliares e multifamiliares, embora as taxas hipotecárias, que estão nos maiores níveis em quase 23 anos, possam conter o impulso.

O Departamento de Comércio informou nesta segunda-feira que os gastos com construção aumentaram 0,5%. Os dados de julho foram revisados para cima, mostrando que os gastos com construção avançaram 0,9%, em vez do 0,7% informado anteriormente. A alta nos números de agosto ficou em linha com as expectativas dos economistas.

Os gastos com construção aumentaram 7,4% em uma base anual em agosto. Os gastos com projetos de construção privada subiram 0,5%, com o investimento em construção residencial com alta de 0,6%, após aumento de 1,6% no mês anterior. Os gastos com construção privada aumentaram 1,2% em julho.

A escassez de casas disponíveis para venda está estimulando novas construções, mas as taxas de hipoteca mais altas representam um desafio.

A taxa da popular hipoteca fixa de 30 anos ficou em média em 7,31% na semana passada, a mais alta desde dezembro de 2000 e ante 7,19% na semana anterior, de acordo com dados da agência de financiamento hipotecário Freddie Mac.

(Por Lucia Mutikani)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

IGP-DI acelera mais do que o esperado em setembro com alta de commodities, mostra FGV
Ações de Hong Kong atingem máxima em 2 anos e meio antes do retorno da China de feriado
Dólar cai ante real com fluxo de venda de moeda e alta do petróleo
Ibovespa fecha com alta tímida em dia de ajustes e volume fraco
Vice-presidente, Geraldo Alckmin, e presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, anunciam investimentos de mais de R$ 18,3 milhões para preparar empresas para exportação
Taxas de juros futuras têm alta firme no Brasil com dados de emprego nos EUA e alta do petróleo