Confiança econômica da zona do euro cai pelo 5º mês consecutivo em setembro

Publicado em 28/09/2023 07:57

BRUXELAS (Reuters) - A confiança econômica da zona do euro caiu pelo quinto mês consecutivo em setembro, embora um pouco menos do que o esperado, uma vez que o humor nos serviços, no varejo e entre os consumidores diminuiu, mas para a indústria melhorou após sete meses de declínio.

A pesquisa mensal da Comissão Europeia, divulgada nesta quinta-feira, mostrou que o sentimento econômico nos 20 países que compartilham o euro caiu para 93,3 pontos em setembro, em comparação com os 93,6 pontos de agosto em dado revisado. Os economistas consultados pela Reuters esperavam uma queda para 92,5 pontos.

O sentimento na indústria aumentou em relação às expectativas de queda, enquanto que no setor de serviços, o maior da economia da zona do euro, ele caiu, embora não tão acentuadamente quanto o esperado.

As expectativas de inflação entre os consumidores aumentaram pelo segundo mês consecutivo. As expectativas de preços de venda entre os fabricantes também aumentaram, embora apenas ligeiramente em relação a um recorde de baixa de quase três anos atingido em agosto.

(Reportagem de Philip Blenkinsop)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibovespa avança com endosso de petróleo e minério de ferro
Wall Street abre em baixa com pressão de alta nos rendimentos dos Treasuries
Ibovespa sobe na abertura com alta de commodities
Dólar recua em linha com exterior antes de dados de inflação de Brasil e EUA
Poupança tem em setembro maior volume de saques desde janeiro, diz BC
Dólar ronda estabilidade em início de semana marcada por inflação em Brasil e EUA