EUA exploram potencial linha direta de força espacial com China, diz autoridade

Publicado em 25/09/2023 12:56 e atualizado em 25/09/2023 13:34

Por Sakura Murakami e Nobuhiro Kubo

TOKYO (Reuters) - A Força Espacial dos Estados Unidos teve discussões internas sobre a criação de uma linha direta com a China para evitar crises no espaço, disse à Reuters nesta segunda-feira o general Chance Saltzman.

O chefe de operações espaciais dos EUA disse que uma linha direta de comunicação com sua contraparte chinesa será valiosa para diminuir as tensões, mas que os Estados Unidos ainda não haviam se acertado com a China a respeito.

"O que conversamos, pelo menos do lado dos Estados Unidos, foi sobre a abertura de uma linha de comunicação para garantir que, se houver uma crise, saibamos quem podemos contactar", disse Saltzman, acrescentando que caberá ao presidente norte-americano, Joe Biden, e ao Departamento de Estado assumir a liderança em tais discussões.

Os comentários foram feitos em um momento em que a Força Espacial está estudando a possibilidade de estabelecer uma base no Japão, já que as ambições militares da China no Indo-Pacífico desestabilizam seus vizinhos e a guerra na Ucrânia destaca a importância das capacidades espaciais na guerra.

Saltzman, que conversou com as principais autoridades de defesa japonesas em Tóquio nesta segunda-feira, confirmou que a força espacial está explorando o possível estabelecimento de uma sede local no Japão.

Ele não entrou em detalhes sobre o local ou a finalidade que terá, mas disse que poderá ser semelhante a uma base estabelecida na Coreia do Sul em novembro do ano passado.

Saltzman acrescentou que uma cooperação mais profunda com países que pensam da mesma forma, incluindo o Japão, será crucial para poder monitorar e entender a atividade no domínio espacial para deter a China e combater as "atividades da zona cinzenta", como o bloqueio de sinais de satélite.

"Precisamos ter essas indicações e avisos, ver o que eles estão fazendo e chamá-los à atenção para suas intenções. Temos que ser hipersensíveis para não sermos vítimas das atividades da zona cinzenta", disse Saltzman.

A Força Espacial, fundada em 2019, também não tem uma linha direta de comunicação com sua contraparte russa.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ações europeias fecham em alta modesta e dinamarquesa Orsted salta 6%
Venda de veículos pode superar previsões em 2024, diz Anfavea
Dólar sobe com alta nos rendimentos dos Treasuries contendo apetite por risco
Ibovespa avança com endosso de petróleo e minério de ferro
Wall Street abre em baixa com pressão de alta nos rendimentos dos Treasuries
Ibovespa sobe na abertura com alta de commodities