Ucrânia ataca defesas aéreas russas no oeste da Crimeia, dizem militares

Publicado em 14/09/2023 07:47 e atualizado em 14/09/2023 08:52

KIEV (Reuters) - A Ucrânia atingiu os sistemas de defesa aérea russos perto da cidade de Yevpatoriya, no oeste da Crimeia ocupada, em um ataque de longo alcance durante a noite, disseram os militares ucranianos nesta quinta-feira.

O Ministério da Defesa da Rússia afirmou em um comunicado que suas defesas aéreas haviam abatido 11 drones durante a noite sobre a península, que a Rússia tomou da Ucrânia em 2014. Não mencionou nenhum dano.

Um vídeo que circulou nas mídias sociais mostrou fortes explosões e uma nuvem de fumaça subindo no céu noturno iluminado por um incêndio. A Reuters não pôde verificar imediatamente o vídeo.

Uma fonte da inteligência ucraniana disse à Reuters que o ataque destruiu um sistema de defesa aérea "Triumf" em uma operação conjunta do Serviço de Segurança da Ucrânia e da Marinha.

Primeiro, disse a fonte, os drones cegaram o sistema de defesa aérea atacando seu radar e antena, antes que dois mísseis de cruzeiro Neptune de fabricação ucraniana fossem disparados contra os lançadores do sistema. A Ucrânia modificou o míssil antinavio Neptune para atacar alvos terrestres, segundo analistas militares.

A Reuters não conseguiu verificar o relato de forma independente.

O ataque ocorre um dia depois que a Ucrânia lançou mísseis contra o porto de Sevastopol, na Crimeia, sede da Frota do Mar Negro da Marinha russa, em um ataque que sinalizou a crescente capacidade de mísseis da Ucrânia.

(Reportagem de Tom Balmforth)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Índices de Wall Street caem com juros e Oriente Médio em foco
Ibovespa tem alta marginal sustentada por commodities
Taxas de juros futuros até 2029 têm leves altas em meio a avanço dos yields no exterior
Ações europeias fecham em alta modesta e dinamarquesa Orsted salta 6%
Venda de veículos pode superar previsões em 2024, diz Anfavea
Dólar sobe com alta nos rendimentos dos Treasuries contendo apetite por risco