Reabertura de crédito pode estabilizar recomendação de empresas brasileiras, diz Fitch

Publicado em 23/08/2023 14:44

Por Patricia Vilas Boas

SÃO PAULO (Reuters) - As recomendações negativas para empresas brasileiras devem desacelerar no segundo semestre deste ano, diante da expectativa de avanço da oferta de crédito e melhora gradual na atividade econômica, disse a agência de classificação de risco Fitch Ratings nesta quarta-feira.

A agência já rebaixou a classificação de 25 empresas até agora este ano, superior ao acumulado nos anos de 2021 e 2022.

No entanto, a Fitch acredita que há fatores-chave entrando em jogo que devem aliviar as pressões sobre as recomendações das empresas brasileiras e possibilitar um "maior equilíbrio entre rebaixamentos e elevações".

Entre esses fatores destacam-se a previsão de um contínuo avanço na disponibilidade de crédito e uma melhora gradual na atividade econômica, de acordo com a agência.

A Fitch observa que, embora o ambiente de negócios ainda seja fraco, ele tem mostrado melhorias graduais.

"O progresso na reforma fiscal, o início do ciclo de redução dos juros e a acentuada queda da inflação podem propiciar melhores condições de negócios nos próximos trimestres", disse a Fitch.

"Esses fatores tendem a favorecer a demanda e permitir gradual recomposição das margens e da alavancagem, principalmente em 2024", acrescentou.

A agência ainda ressalta que o volume de títulos de dívida de empresas brasileiras com vencimento até o final de 2024 é reduzido e concentrado em empresas com forte classificação de crédito, como "AAA(bra)" ou "AA(bra)".

Para a Fitch, as maiores preocupações permanecem voltadas para companhias classificadas em categorias "A(bra)" ou abaixo, devido ao "maior desafio para administrar os vencimentos de dívida, especialmente aquelas com exposição ao mercado de capitais".

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Senado aprova indicação de Galípolo à presidência do Banco Central
Dólar volta a superar R$5,50 com influência de China, Oriente Médio e EUA
Ibovespa fecha em queda pressionado por commodities, mas Localiza e WEG atenuam perda
Juros futuros caem com aprovação do mercado a falas de Galípolo no Senado
FPA define prioridades para 2024 em reunião após eleições
Venda de cimento em setembro sobe 10,4% sobre um ano antes e setor eleva projeção para o ano