Países do Brics chegam a acordo sobre mecanismos de expansão, diz África do Sul

Publicado em 23/08/2023 11:44 e atualizado em 23/08/2023 12:37

 

JOHANESBURGO - O grupo Brics, formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, adotou um documento que estabelece diretrizes e princípios para a expansão do bloco, disse a ministra das Relações Exteriores da África do Sul, Naledi Pandor, nesta quarta-feira.

O estabelecimento de uma estratégia e de critérios para a admissão de novos membros estava no topo da agenda da cúpula dos Brics desta semana em Joanesburgo.

Embora todos os membros do Brics tenham manifestado publicamente apoio ao crescimento do bloco, estão divididos sobre quanto e com que rapidez. Mais de 40 países manifestaram interesse em aderir ao Brics.

"Nós concordamos na questão da expansão. Temos um documento que adotamos que estabelece as diretrizes e os princípios, os processos para considerar os países que desejam se tornar membros do Brics", disse Pandor à Rádio Ubuntu, estação administrada pelo Ministério das Relações Exteriores da África do Sul.

Um anúncio mais detalhado será feito pelos líderes do Brics antes da conclusão da cúpula na quinta-feira, acrescentou ela.

(Reportagem de Bhargav Acharya e Carien du Plessis)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Senado aprova indicação de Galípolo à presidência do Banco Central
Dólar volta a superar R$5,50 com influência de China, Oriente Médio e EUA
Ibovespa fecha em queda pressionado por commodities, mas Localiza e WEG atenuam perda
Juros futuros caem com aprovação do mercado a falas de Galípolo no Senado
FPA define prioridades para 2024 em reunião após eleições
Venda de cimento em setembro sobe 10,4% sobre um ano antes e setor eleva projeção para o ano