Novo modelo de controle da Fazenda deve reduzir tempo de liberação de cargas aéreas internacionais em 80%

Publicado em 31/07/2023 15:44 e atualizado em 31/07/2023 17:31

Por Victor Borges

BRASÍLIA (Reuters) - O Ministério da Fazenda -- em parceria com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços e o Ministério de Portos e Aeroportos -- lançou nesta segunda-feira um novo modelo de controle de cargas aéreas internacionais, que deve diminuir o prazo médio de liberação das mesmas nos aeroportos em até 80%.

O CCT Importação — Modal Aéreo será implantado na quarta-feira em todos os aeroportos internacionais do país e deve diminuir em 90% a exigência de intervenção humana no fluxo de cargas. Segundo a Fazenda, o tempo médio de despacho deve baixar de cinco dias para um dia.

De acordo com estimativas da Receita Federal, a economia potencial às importações aéreas pode alcançar 10 bilhões de reais anuais, considerando como base volumes de importação que atingiram 46,9 bilhões de dólares em 2022.

"Há projeção de que o novo sistema também permitirá que os fluxos de cargas aéreas dobrem em até dois anos, atraindo investimentos externos e ampliando a arrecadação federal relativa às importações do modal aéreo (de 19 bilhões de reais, em 2022, para um novo patamar anual de 38 bilhões de reais)", disse a Fazenda em nota.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibovespa fecha no menor patamar em 2 meses pressionado por DIs
Ações sobem após ata do Fed, com dados de inflação e balanços em foco
Biden e Netanyahu conversam, e Israel promete retaliação letal contra o Irã
Dólar sobe quase 1% e se reaproxima dos R$5,60 sob influência do exterior
Taxas futuras de juros disparam mais de 20 pontos-base em dia de alta dos yields nos EUA e IPCA no Brasil
Brasil tem fluxo cambial negativo de US$4,148 bi em setembro, diz BC