Putin diz que ataques ucranianos se intensificam e Kiev relata avanços constantes

Publicado em 27/07/2023 12:30 e atualizado em 27/07/2023 14:57

 

(Reuters) - O presidente da Rússia, Vladimir Putin, disse que a Ucrânia intensificou seus ataques na linha de frente nos últimos dias, enquanto uma autoridade ucraniana afirmou que Kiev estava fazendo um progresso lento, mas constante, na libertação de seu território.

Na quarta-feira, três veículos de mídia diferentes citaram autoridades norte-americanas anônimas dizendo que Kiev lançou uma nova fase de sua ambiciosa contraofensiva que visa expulsar as tropas russas dos quase 20% do território ucraniano ainda sob ocupação.

Questionado sobre esses relatos, Yuriy Sak, assessor do ministro da Defesa da Ucrânia, disse à Reuters que "não há nada de novo" acontecendo nas linhas de frente. "No sul, estamos avançando de forma lenta, mas constante", afirmou ele.

Enquanto isso, Putin disse à televisão russa que todos os ataques ucranianos foram repelidos e que as forças de Moscou infligiram perdas significativas a seus oponentes.

Os ministérios da Defesa de Kiev e Moscou ofereceram relatos contraditórios de combates.

O Ministério da Defesa russo disse que as forças russas repeliram os ataques ucranianos ao redor da vila de Klishchiivka, perto de Bakhmut, e ao norte de Robotyne, na linha de frente na região de Zaporizhzhia, informou a agência de notícias estatal Tass.

No entanto, a vice-ministra de Defesa ucraniana, Hanna Maliar, escreveu no Telegram que as forças ucranianas estavam "avançando gradualmente" perto de Bakhmut, e que os combates ocorriam perto de Klischiivka, Kudriumivka e Andriivka.

A Reuters não pôde verificar de forma independente os relatos do campo de batalha.

Até agora, a contraofensiva da Ucrânia tem avançado lentamente, recapturando apenas centenas de quilômetros quadrados, uma pequena fração do território sob controle russo.

No entanto, o presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, elogiou "resultados muito bons" no campo de batalha em um discurso na noite de terça-feira, prometendo dar detalhes mais tarde.

Uma das poucas áreas em que Kiev teve sucesso até agora foi ao longo do rio Mokri Yaly, no sudeste da Ucrânia, onde as tropas ucranianas capturaram vários assentamentos e agora estão se aproximando da vila de Staromaiorske, controlada pelos russos.

(Por Max Hunder e Felix Light)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibovespa fecha no menor patamar em 2 meses pressionado por DIs
Ações sobem após ata do Fed, com dados de inflação e balanços em foco
Biden e Netanyahu conversam, e Israel promete retaliação letal contra o Irã
Dólar sobe quase 1% e se reaproxima dos R$5,60 sob influência do exterior
Taxas futuras de juros disparam mais de 20 pontos-base em dia de alta dos yields nos EUA e IPCA no Brasil
Brasil tem fluxo cambial negativo de US$4,148 bi em setembro, diz BC