Ibovespa fecha em alta com ajuda de Itaú antes do vencimento de opções

Publicado em 20/07/2023 17:34

Por Paula Arend Laier

SÃO PAULO (Reuters) - O Ibovespa fechou em alta nesta quinta-feira, acima dos 118 mil pontos, com os papéis do Itaú Unibanco entre os principais suportes, em pregão na véspera do vencimento de opções sobre ações na bolsa paulista.

Índice de referência do mercado acionário brasileiro, o Ibovespa subiu 0,45 %, a 118.082,9 pontos. Na máxima do dia, chegou a 118.290,29 pontos.

O volume financeiro somou 20,5 bilhões de reais, mais uma vez abaixo da média do ano, conforme agentes seguem ajustando posições após rali recente enquanto aguardam os desfechos de reuniões de política monetária no Brasil e Estados Unidos,

O penúltimo pregão da semana teve como pano de fundo anúncio de propostas pelo governo para colocar em debate uma agenda de reformas financeiras, incluindo mudanças em instrumentos de crédito, seguros, previdência e mercado de capitais.

Em reunião para a apresentação das medidas, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que o governo quer a todo custo fazer a agenda de reformas econômicas avançar.

No exterior, Wall Street teve um fechamento misto, com Tesla e Netflix pressionando os índices acionários Nasdaq e S&P 500, enquanto o Dow Jones conseguiu terminar com um acréscimo discreto.

Do ponto de vista gráfico, segundo a analista técnica Martha Matsumura, da XP, o Ibovespa segue "lateralizado". Mas, acrescentou, se romper 119.450 pontos com volume expressivo pode sinalizar novo movimento de alta até 120.750 pontos.

DESTAQUES

- ITAÚ UNIBANCO PN fechou em alta de 1,86%, a 28,49 reais, recuperando-se após acumular queda de quase 3% nos dois pregões anteriores. BRADESCO PN encerrou com variação positiva de 0,06%, a 16,52 reais.

- NATURA&CO ON subiu 4,96%, a 16,72 reais, ampliando a recuperação após queda de 6% na semana passada. O Bradesco BBI reiterou "outperform" para a ação e elevou o preço-alvo de 16 para 24 reais.

- LOCAWEB ON caiu 3,7%, a 7,03 reais, ampliando a queda no mês para cerca de 18%, após disparar mais de 80% no segundo trimestre no ano. No setor de tecnologia, TOTVS ON perdeu 1,65%.

- PETROBRAS PN valorizou-se 0,1%, a 29,13 reais, em dia de alta discreta dos preços do petróleo no exterior.

- VALE ON avançou 0,22%, a 67,39 reais, endossada pela alta dos futuros do minério de ferro na China, em meio a otimismo relacionado a eventuais medidas para ajudar o setor imobiliário.

Para ver as maiores altas do Ibovespa, clique em

Para ver as maiores baixas do Ibovespa, clique em

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibovespa fecha no menor patamar em 2 meses pressionado por DIs
Ações sobem após ata do Fed, com dados de inflação e balanços em foco
Biden e Netanyahu conversam, e Israel promete retaliação letal contra o Irã
Dólar sobe quase 1% e se reaproxima dos R$5,60 sob influência do exterior
Taxas futuras de juros disparam mais de 20 pontos-base em dia de alta dos yields nos EUA e IPCA no Brasil
Brasil tem fluxo cambial negativo de US$4,148 bi em setembro, diz BC