Produção manufatureira dos EUA tem queda inesperada em junho

Publicado em 18/07/2023 11:16

WASHINGTON (Reuters) - A produção nas fábricas dos Estados Unidos caiu inesperadamente em junho, mas se recuperou no segundo trimestre uma vez que a fabricação de veículos automotores acelerou após duas quedas trimestrais consecutivas.

A produção manufatureira recuou 0,3% no mês passado, informou o Federal Reserve nesta terça-feira. Os dados de maio foram revisados ​​para mostrar queda de 0,2%, em vez de alta de 0,1% conforme relatado anteriormente.

Economistas consultados pela Reuters previam que a produção permaneceria inalterada em junho.

A produção caiu 0,3% em junho na comparação com o mesmo período do ano anterior. Ela se recuperou a uma taxa anualizada de 1,5% no segundo trimestre, depois de encolher a um ritmo de 0,2% no período de janeiro a março.

A produção industrial, que também contraiu no quarto trimestre, foi impulsionada por um aumento de 36,7% na fabricação de veículos automotores e peças no segundo trimestre.

A manufatura, que responde por 11,1% da economia, foi afetada pela alta de 500 pontos-base na taxa de juros do Fed desde março de 2022, quando o banco central dos EUA embarcou em sua campanha de aperto monetário mais rápida em mais de 40 anos. Os gastos também estão mudando para serviços.

Com a produção de manufatura, mineração e serviços públicos em declínio, a produção industrial geral caiu 0,5% em junho, igualando a queda de maio. A produção industrial aumentou a uma taxa de 0,7% no segundo trimestre, após cair 0,2% nos primeiros três meses do ano.

(Reportagem de Lucia Mutikani)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Wall Street abre em baixa após dados de inflação mais altos do que o esperado
Dólar fica vólatil após dados dos EUA enviarem sinais mistos sobre estado da economia
Comércio global pode aumentar 3% em 2025 se conflitos no Oriente Médio forem contidos, diz OMC
Ibovespa abre sem viés claro com inflação nos EUA no radar
Os efeitos da flexibilização monetária dos EUA sobre as commodities
Inflação na Argentina desacelera, mas trabalhadores seguem com dificuldades para pagar contas