Panetta é nomeado como novo presidente do BC da Itália a partir de 1º de novembro

Publicado em 12/07/2023 10:03 e atualizado em 12/07/2023 11:54

ROMA (Reuters) - O presidente da Itália, Sergio Mattarella, assinou um decreto nomeando Fabio Panetta como o próximo presidente do Banco da Itália, de acordo com um comunicado no site do banco central italiano.

O comunicado, datado de 11 de julho, confirmou que Panetta, uma sugestão feita pelo governo no mês passado, substituirá o presidente Ignazio Visco a partir de 1º de novembro.

Panetta é atualmente membro do conselho executivo do Banco Central Europeu (BCE), e sua mudança para Roma abre a busca por um substituto no painel de seis membros.

Cada uma das três maiores economias da zona do euro -- Alemanha, França e Itália -- tradicionalmente tem um representante no conselho, embora não haja nenhuma regra que diga que isso deve acontecer.

A Itália pretende manter seu assento no painel do BCE que supervisiona a política monetária da zona do euro, num momento em que a instituição tenta conter a inflação ainda três vezes maior que sua meta de 2%.

Piero Cipollone, vice-diretor geral do Banco da Itália desde 2020, é a escolha preferida do governo italiano, disseram várias fontes familiarizadas com o assunto.

Roma deve propor a candidatura aos ministros das Finanças da zona do euro, o que requer consulta ao Parlamento Europeu e ao BCE e aprovação final dos líderes da União Europeia.

(Por Giselda Vagnoni)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Dólar à vista fecha em baixa de 0,04%, a R$5,5849 na venda
Trump vai propor dedução dos juros sobre financiamento de veículos
Presidente do Fed de Atlanta se diz "confortável" em manter juros inalterados em novembro
Ações recuam na Europa após dados de inflação dos EUA e com orçamento francês em foco
Fed deve cortar juros gradualmente para 3,5% até meados de 2025, segundo operadores
Wall Street cai após dados sobre inflação e pedidos de auxílio-desemprego