Confiança do investidor alemão cai mais do que o esperado em julho, mostra ZEW

Publicado em 11/07/2023 08:11

 

BERLIM (Reuters) - A confiança do investidor da Alemanha piorou em julho, disse o instituto de pesquisa econômica ZEW nesta terça-feira, relatando uma queda acentuada em seu índice para -14,7 pontos, de -8,5 pontos em junho.

Analistas consultados pela Reuters apontavam para uma leitura de julho de -10,5.

Taxas de juros de curto prazo mais altas na zona do euro e nos Estados Unidos, bem como mercados de exportação fracos, como a China, foram os principais motivos para a perspectiva negativa, disse o presidente do ZEW, Achim Wambach.

Especialistas do mercado financeiro preveem uma nova deterioração da situação econômica até o final do ano, acrescentou.

A queda está em linha com a mais recente pesquisa do Ifo sobre o moral empresarial alemão e com o índice Sentix para a zona do euro, que caíram mais do que o esperado.

"As perspectivas econômicas para a segunda metade do ano tornaram-se ainda mais sombrias", resumiu o economista sênior do Helaba, Ralf Umlauf.

O índice do ZEW que mede como os investidores avaliam atualmente a economia alemã também caiu em julho, com recuo de 3 pontos, para -59,5.

A economia alemã entrou em recessão no início de 2023, quando os gastos das famílias, uma importante fonte de crescimento para o motor econômico da Europa, sucumbiram à pressão da alta inflação.

(Reportagem de Rene Wagner e Miranda Murray)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Dólar oscila em margens estreitas e fecha perto da estabilidade no Brasil
Trump vai propor dedução dos juros sobre financiamento de veículos
Presidente do Fed de Atlanta se diz "confortável" em manter juros inalterados em novembro
Ações recuam na Europa após dados de inflação dos EUA e com orçamento francês em foco
Fed deve cortar juros gradualmente para 3,5% até meados de 2025, segundo operadores
Wall Street cai após dados sobre inflação e pedidos de auxílio-desemprego