Ucrânia diz que tropas avançam no leste e sul e obtêm ganhos perto de Bakhmut

Publicado em 10/07/2023 11:13

 

KIEV (Reuters) - A Ucrânia disse nesta segunda-feira que suas tropas estão avançando no leste e no sul do país e sinalizou que estão apertando o cerco em torno das tropas russas que ocupam a cidade oriental de Bakhmut.

A vice-ministra da Defesa, Hanna Maliar, afirmou que as tropas de Kiev recuperaram 10,2 quilômetros quadrados de território no sul e quatro quilômetros quadrados no leste na semana passada em uma contraofensiva diante das forças russas.

As forças da Ucrânia também assumiram o controle das principais elevações de comando em torno de Bakhmut e estabeleceram o controle de fogo sobre as entradas e saídas da cidade destruída, disse ela no aplicativo de mensagens Telegram.

Os militares ucranianos disseram que suas tropas já retomaram 169 quilômetros quadrados no front sul e 24 quilômetros quadrados ao redor de Bakhmut desde que a contraofensiva começou no início do mês passado.

"Todos nós queremos fazer isso mais rápido porque cada dia significa novas perdas de ucranianos. Estamos avançando. Não estamos travados", disse o presidente Volodymyr Zelenskiy à rede de televisão norte-americana ABC antes da cúpula da Otan na Lituânia na terça e quarta-feira.

"Todos nós gostaríamos de ver a contraofensiva realizada em um período de tempo mais curto. Mas existe a realidade. Hoje, a iniciativa está do nosso lado."

A Reuters não pôde verificar a situação no campo de batalha e a Rússia não reconheceu os ganhos ucranianos. Moscou diz que os combates têm sido intensos desde o início da contraofensiva, mas ainda mantém faixas de território no leste e no sul da Ucrânia após sua invasão em grande escala em 24 de fevereiro de 2022.

O líder checheno pró-Moscou, Ramzan Kadyrov, disse que uma de suas unidades está posicionada na área de Bakhmut. Relatos russos nos últimos dias sugeriram que Kadyrov, cujas forças estão ativas desde o início da guerra, estava doente ou ferido ou "de férias".

(Reportagem de Ron Popeski, Nick Starkov e Anna Pruchnicka)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Dólar oscila em margens estreitas e fecha perto da estabilidade no Brasil
Trump vai propor dedução dos juros sobre financiamento de veículos
Presidente do Fed de Atlanta se diz "confortável" em manter juros inalterados em novembro
Ações recuam na Europa após dados de inflação dos EUA e com orçamento francês em foco
Fed deve cortar juros gradualmente para 3,5% até meados de 2025, segundo operadores
Wall Street cai após dados sobre inflação e pedidos de auxílio-desemprego