BC do Japão destaca aumento salarial e dos preços em relatório regional

Publicado em 10/07/2023 10:10

 

Por Leika Kihara

TÓQUIO (Reuters) - Muitas regiões do Japão viram pequenas e médias empresas aumentarem agressivamente os salários, refletindo a intensificação da escassez de mão de obra, disse o Banco do Japão nesta segunda-feira, ressaltando sua crescente convicção de que os aumentos salariais estão se ampliando.

Em um relatório trimestral, o banco central japonês também disse que algumas empresas estão considerando elevar os preços de seus bens e serviços para se protegerem da perspectiva de aumento dos custos trabalhistas.

"Muitas regiões relataram casos em que os aumentos salariais de pequenas e médias empresas estavam crescendo em um grau inédito nos últimos anos", disse o Banco do Japão no relatório que analisa a situação econômica das áreas regionais.

A avaliação sugere que o apertado mercado de trabalho do país está emergindo como um novo fator que pode manter a inflação de forma sustentável em torno da meta de 2% do banco central, atendendo à condição que a instituição estabeleceu para a eliminação gradual de seu estímulo monetário massivo.

Mas os gerentes das filiais do Banco do Japão que supervisionam as grandes cidades disseram que há incerteza sobre se as empresas continuarão aumentando os salários no próximo ano, elevando a chance de o banco central passar mais tempo avaliando as perspectivas antes de ajustar sua política ultrafrouxa.

"Se as empresas conseguirem obter receitas suficientes para pagar por salários mais altos, há esperança de que os aumentos salariais continuem. Dada a incerteza sobre as perspectivas, no entanto, é prematuro dizer decisivamente que isso acontecerá", disse Takeshi Nakajima, gerente da filial de Osaka do banco central, em uma coletiva de imprensa.

Com a inflação excedendo sua meta de 2% por mais de um ano, os mercados estão especulando que o Banco do Japão elimine gradualmente seu estímulo monetário massivo que atraiu críticas por distorcer os preços do mercado e estreitar as margens das instituições financeiras.

O Banco do Japão tem dito que precisa de mais evidências de que a inflação atingirá sua meta de preço de forma sustentável, acompanhada por um crescimento sólido dos salários.

As empresas ofereceram o maior aumento salarial em três décadas neste ano para compensar as famílias pelo aumento do custo de vida. A expectativa entre as autoridades do Banco do Japão é que os salários continuem subindo no próximo ano e sustentem a economia, dando poder de compra às famílias.

O relatório desta segunda-feira estará entre os fatores que o banco central analisará para formular novas previsões trimestrais de crescimento e inflação em sua próxima reunião de política monetária em 27 e 28 de julho.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Dólar oscila em margens estreitas e fecha perto da estabilidade no Brasil
Trump vai propor dedução dos juros sobre financiamento de veículos
Presidente do Fed de Atlanta se diz "confortável" em manter juros inalterados em novembro
Ações recuam na Europa após dados de inflação dos EUA e com orçamento francês em foco
Fed deve cortar juros gradualmente para 3,5% até meados de 2025, segundo operadores
Wall Street cai após dados sobre inflação e pedidos de auxílio-desemprego