Economia alemã enfrenta batalha em meio a queda da produção industrial

Publicado em 07/07/2023 08:15

BERLIM (Reuters) - Uma rápida recuperação econômica para a Alemanha parecia menos provável na sexta-feira, depois que os dados mostraram queda inesperada na produção industrial.

A produção caiu 0,2% em maio em comparação com o mês anterior, informou o escritório federal de estatísticas. Analistas consultados pela Reuters previam que a produção ficaria estagnada.

Carsten Brzeski, economista-chefe do ING, apontou para uma "combinação tóxica" de perspectivas fracas, carteiras de pedidos reduzidas e a necessidade de aumentar ainda mais os estoques, além de fatores estruturais como a guerra na Ucrânia e a transição para energia mais limpa.

"A competitividade internacional do país já se deteriorou nos últimos anos e deve se deteriorar ainda mais", disse Brzeski.

Os dados da produção industrial foram um lembrete da batalha para a maior economia da Europa se livrar da recessão, depois que um aumento inesperado nas encomendas em maio alimentou algum otimismo na quinta-feira.

"Após os números muito bons de ontem sobre as encomendas recebidas, hoje enfrentamos novamente a desilusão", disse Jens-Oliver Niklasch, do banco LBBW.

"Podemos ver apenas estagnação no segundo trimestre, mas muito mais provavelmente um novo declínio na produção econômica", acrescentou.

(Reportagem de Anna Mackenzie e Rene Wagner)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Dólar oscila em margens estreitas e fecha perto da estabilidade no Brasil
Trump vai propor dedução dos juros sobre financiamento de veículos
Presidente do Fed de Atlanta se diz "confortável" em manter juros inalterados em novembro
Ações recuam na Europa após dados de inflação dos EUA e com orçamento francês em foco
Fed deve cortar juros gradualmente para 3,5% até meados de 2025, segundo operadores
Wall Street cai após dados sobre inflação e pedidos de auxílio-desemprego