Lula conversa com Sánchez, da Espanha, e confirma presença na Cúpula Celac-União Europeia

Publicado em 05/07/2023 16:50

 

BRASÍLIA (Reuters) - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversou nesta quarta-feira, por telefone, com o presidente do Governo da Espanha, Pedro Sánchez, ocasião em que, convidado, confirmou participação na reunião de cúpula entre a Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) e a União Europeia, informou o Palácio do Planalto.

Lula parabenizou Sánchez por ter recentemente assumido a presidência do Conselho da União Europeia, de acordo com o Planalto. Os dois também conversaram sobre o acordo entre o Mercosul e o bloco europeu, acrescentou.

"O presidente Sánchez reiterou o convite ao presidente Lula para participar da sessão de abertura da Cúpula Celac-União Europeia, no corrente mês de julho, em Bruxelas. A Cúpula não se realiza desde 2015. O presidente Lula aceitou o convite", disse o Planalto, em nota.

O espanhol também convidou o presidente brasileiro para realizar a abertura de Fórum Empresarial no dia 17, junto com Sánchez e a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.

"No Fórum deverão ser anunciados novos investimentos europeus na América Latina", informou a nota.

Na véspera, ao assumir a presidência pro-tempore do Mercosul, Lula disse que iria conversar nesta quarta com Sánchez sobre o acordo Mercosul-União Europeia. Ambos têm a expectativa de selar o trato em definitivo até o fim deste ano.

(Reportagem de Maria Carolina Marcello)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Dólar oscila em margens estreitas e fecha perto da estabilidade no Brasil
Trump vai propor dedução dos juros sobre financiamento de veículos
Presidente do Fed de Atlanta se diz "confortável" em manter juros inalterados em novembro
Ações recuam na Europa após dados de inflação dos EUA e com orçamento francês em foco
Fed deve cortar juros gradualmente para 3,5% até meados de 2025, segundo operadores
Wall Street cai após dados sobre inflação e pedidos de auxílio-desemprego