Ibovespa ensaia melhora com BRF à frente e Congresso no radar

Publicado em 05/07/2023 11:42

 

Por Paula Arend Laier

SÃO PAULO (Reuters) - O Ibovespa ensaiava melhora nesta quarta-feira, distanciando-se das mínimas registradas mais cedo quando chegou a trabalhar abaixo dos 119 mil pontos, com as ações de BRF e Yduqs entre as maiores altas, enquanto Braskem capitaneava as perdas.

Às 11:24, o Ibovespa subia 0,43%, a 119.587,99 pontos. Na mínima, chegou a 118.688,39 pontos. O volume financeiro somava 5 bilhões de reais.

Investidores da bolsa paulista repercutiam dados de atividade mais fracos na zona do euro e China à espera da ata da última decisão de juros do Federal Reserve, mas sem tirar do radar as discussões envolvendo a reforma tributária no Brasil.

Na visão da Guide Investimentos, a agenda no Congresso é o que mais pode fazer preço no mercado brasileiro.

A equipe da corretora pontuou que projetos do governo, entre eles a reforma tributária, vêm encontrando resistência, seja por parte dos deputados, seja por parte de governadores. "Um atraso nas votações dessas medidas pode gerar algum ruído no mercado."

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), reiterou nesta quarta-feira sua intenção de votar na Casa até sexta-feira a proposta que retoma o voto de qualidade do governo no Carf, que julga disputas tributárias, e também o novo marco fiscal e a reforma tributária.

As negociações na B3 tinham como pano de fundo uma sessão mista em Wall Street no retorno de feriado nos EUA.

DESTAQUES

- BRF ON valorizava-se 7,49%, a 9,62 reais, após a companhia anunciar nesta semana uma oferta de ações que permitirá a concretização de um investimento da saudita Salic e da Marfrig na companhia brasileira. Em maio, ambos anunciaram um compromisso de investir até 4,5 bilhões de reais através de aumento de capital na BRF. A precificação do follow-on está marcada para o dia 13 de julho. Os recursos serão usados para reforçar sua estrutura de capital, mais especificamente, lidar com redução do endividamento bruto.

- YDUQS ON avançava 5,66%, a 21,29 reais, tocando uma máxima intradia desde abril de 2022 no melhor momento, quando a empresa de educação foi cotada a 21,51 reais. Analistas do Citi reiteraram recomendação de "compra" e elevaram o preço-alvo de 12 para 23 reais para as ações, citando entre os argumentos tendências operacionais mais fortes. Na véspera, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva também reiterou a necessidade de se investir em educação. COGNA ON subia 3,33%.

- BRASKEM PNA caía 3,56%, a 27,91 reais. Em meio a expectativas envolvendo as negociações sobre o controle da companhia, a petroquímica afirmou que tem avançado nas tratativas com o município de Maceió e que as discussões envolvem pagamento adicional de 1,7 bilhão de reais para pleitos indenizatórios relacionados ao afundamento do solo em bairros da capital alagoana. Analistas do JPMorgan também cortaram a recomendação dos papéis para "neutra" e reduziram o preço-alvo de 30 para 28,50 reais.

- VALE ON cedia 0,82%, a 65,36 reais, mesmo após o contrato de minério de ferro mais negociado na Dalian Commodity Exchange, na China, encerrar as negociações diurnas com alta de 0,7%, a 828 iuanes (114,39 dólares) por tonelada. Restrições na produção de aço de Tangshan aumentavam preocupações com a demanda da commodity este ano na China, enquanto dados também indicavam que a recuperação pós-pandemia no país parece ter perdido força. Ainda no radar estavam sinais de aumento da oferta global de minério.

- PETROBRAS PN recuava 0,76%, a 29,92 reais, apesar do sinal positivo nos preços do petróleo no mercado internacional, com o contrato Brent em alta de 0,51%. No setor, PRIO ON avançava 2,55%, a 39,01 reais, após divulgar na véspera, depois do fechamento da bolsa, produção de 91 mil barris de petróleo equivalente por dia (boepd) no segundo trimestre de 2023, uma alta de 49% ante os primeiros três meses do ano.

- ITAÚ UNIBANCO PN mostrava acréscimo de 0,66%, a 28,97reais, enquanto BRADESCO PN tinha elevação de 0,67%, a 16,65 reais. No setor, contudo, BANCO DO BRASIL ON caía 0,54% e SANTANDER BRASIL UNIT perdia 0,71%.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Dólar oscila em margens estreitas e fecha perto da estabilidade no Brasil
Trump vai propor dedução dos juros sobre financiamento de veículos
Presidente do Fed de Atlanta se diz "confortável" em manter juros inalterados em novembro
Ações recuam na Europa após dados de inflação dos EUA e com orçamento francês em foco
Fed deve cortar juros gradualmente para 3,5% até meados de 2025, segundo operadores
Wall Street cai após dados sobre inflação e pedidos de auxílio-desemprego