Atividade de serviços da China perde força em junho, aponta PMI do Caixin

Publicado em 05/07/2023 07:31 e atualizado em 05/07/2023 08:54

PEQUIM (Reuters) - A atividade de serviços da China expandiu no ritmo mais lento em cinco meses em junho, mostrou uma pesquisa do setor privado nesta quarta-feira, com o enfraquecimento da demanda pesando sobre a recuperação pós-pandemia.

O Índice de Gerentes de Compras (PMI) de serviços do Caixin/S&P Global caiu para 53,9 em junho, de 57,1 em maio, a leitura mais baixa desde janeiro, quando o Covid-19 varreu o país depois que as autoridades abandonaram as restrições contra o vírus. A marca de 50 pontos separa a expansão da contração da atividade.

Os dados espelharam o PMI oficial do governo divulgado na semana passada, que mostrou uma desaceleração na atividade do setor à medida que a demanda por serviços presenciais enfraqueceu.

Depois de crescer a um ritmo mais rápido do que o esperado no primeiro trimestre, a segunda maior economia do mundo perdeu força entre abril e junho em meio a uma deflação acentuada, alto desemprego entre os jovens e demanda externa fraca .

O PMI Composto do Caixin/S&P, que inclui tanto a atividade industrial quanto a de serviços, caiu para 52,5 de 55,6 em maio, marcando o sexto mês consecutivo de expansão.

(Reportagem de Ellen Zhang e Ryan Woo)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Dólar oscila em margens estreitas e fecha perto da estabilidade no Brasil
Trump vai propor dedução dos juros sobre financiamento de veículos
Presidente do Fed de Atlanta se diz "confortável" em manter juros inalterados em novembro
Ações recuam na Europa após dados de inflação dos EUA e com orçamento francês em foco
Fed deve cortar juros gradualmente para 3,5% até meados de 2025, segundo operadores
Wall Street cai após dados sobre inflação e pedidos de auxílio-desemprego