Lira promete esforço concentrado para votar Carf, arcabouço fiscal e reforma tributária

Publicado em 30/06/2023 18:17

 

Por Maria Carolina Marcello

BRASÍLIA (Reuters) - O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), afirmou nesta sexta-feira que acertou um esforço concentrado com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, para votar já na próxima semana três temas de extremo interesse do governo: o projeto que retoma o voto de desempate no Carf, o novo arcabouço fiscal e a reforma tributária.

O deputado declarou também a intenção de se reunir ainda no domingo com o colégio de líderes para "definir os encaminhamentos".

A pauta do plenário prevê uma sessão deliberativa já na segunda-feira -- data pouco usual para votações no Congresso -- e a proposta do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf) é o primeiro item na lista de matérias a serem analisadas.

"Conversei hoje com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, para acertamos os temas econômicos que a Câmara dos Deputados vai apreciar semana que vem. Reforma tributária, Carf e arcabouço fiscal estão na pauta que queremos aprovar. Combinamos um esforço concentrado.", tuitou o presidente da Câmara.

"A Câmara dos Deputados continuará no seu trabalho para aprovar as matérias de interesse do Brasil", publicou.

O projeto que trata do Carf tramita sob regime de urgência e tranca a pauta da Câmara. Por isso, os deputados precisam vencer essa proposta para passar às demais.

No caso do arcabouço, a votação é relativamente simples, já que cabe à Câmara dizer "sim" ou "não" às mudanças promovidas pelo Senado no texto.

Já a reforma tributária deve tomar mais tempo. Apesar do sentimento unânime sobre a necessidade de sua aprovação, há pontos e ajustes que desagradam determinados setores da economia e entes da Federação.

Mais cedo, logo após a conversa com Lira, Haddad afirmou que a intenção é pacificar questões em torno do Carf.

"Estamos no caminho de superar isso", disse Haddad a jornalistas, sem detalhar, ao voltar ao ministério.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Dólar oscila em margens estreitas e fecha perto da estabilidade no Brasil
Trump vai propor dedução dos juros sobre financiamento de veículos
Presidente do Fed de Atlanta se diz "confortável" em manter juros inalterados em novembro
Ações recuam na Europa após dados de inflação dos EUA e com orçamento francês em foco
Fed deve cortar juros gradualmente para 3,5% até meados de 2025, segundo operadores
Wall Street cai após dados sobre inflação e pedidos de auxílio-desemprego