Senadora dos EUA questiona papel do Goldman Sachs em colapso do SVB

Publicado em 30/06/2023 16:12 e atualizado em 30/06/2023 16:51

Por Jaiveer Shekhawat e Saeed Azhar

(Reuters) - A senadora norte-americana Elizabeth Warren questionou o papel do Goldman Sachs no colapso do Silicon Valley Bank (SVB) e os lucros que supostamente obteve no processo.

"O Goldman Sachs, atuando como comprador de títulos deitdos pelo SVB e arquiteto de esforços fracassados ​​para levantar capital para o banco, lucrou com taxas e comissões mesmo quando o SVB foi tomado pelo FDIC", a agência garantidora de depósitos, dos Estados Unidos, disse Warren em uma carta de 29 de junho ao banco de Wall Street.

A carta diz que o Goldman Sachs se beneficiou ainda mais, pois a turbulência do mercado após o colapso do SVB aumentou o valor da carteira de títulos com desconto em cerca de 100 milhões de dólares.

O Goldman adquiriu uma carteira de títulos na qual o SVB registrou uma perda de 1,8 bilhão de dólares, uma transação que precedeu uma oferta fracassada de ações para o qual o banco de Wall Street era um subscritor.

"Estamos revisando a carta. Mas é amplamente conhecido que os bancos não cobram taxas quando os aumentos de capital são cancelados", disse Tony Fratto, porta-voz do Goldman Sachs.

Ele reiterou que o Goldman espera que os recursos provenientes da venda do portfólio do SVB cheguem perto de 50 milhões de dólares, e não 100 milhões de dólares.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Dólar oscila em margens estreitas e fecha perto da estabilidade no Brasil
Trump vai propor dedução dos juros sobre financiamento de veículos
Presidente do Fed de Atlanta se diz "confortável" em manter juros inalterados em novembro
Ações recuam na Europa após dados de inflação dos EUA e com orçamento francês em foco
Fed deve cortar juros gradualmente para 3,5% até meados de 2025, segundo operadores
Wall Street cai após dados sobre inflação e pedidos de auxílio-desemprego