Wall St sobe com máxima recorde da Apple e desaceleração da inflação nos EUA

Publicado em 30/06/2023 11:53

 

(Reuters) - Os principais índices de Wall Street subiam nesta sexta-feira, encaminhando-se para um forte desempenho trimestral, com as ações da Apple atingindo máximas recordes e sinais de desaceleração da inflação nos Estados Unidos fornecendo alívio aos investidores preocupados com mais altas de juros.

As ações da Apple subiram 1,6% para atingir a máxima histórica de 192,74 de dólares e chegou à marca de avaliação de mercado de 3 trilhões de dólares pela primeira vez desde janeiro de 2022.

Ajudadas por ganhos na Apple, as ações de tecnologia subiam 1,6% e lideravam o avanço entre os 11 principais setores do S&P 500.

Um relatório do Departamento de Comércio mostrou que o índice de despesas de consumo pessoal, o indicador de inflação preferido do Fed, avançou 3,8%, em comparação com um aumento de 4,3% em abril. Excluindo os componentes voláteis de alimentos e energia, o índice subiu 0,3%, ante 0,4% no mês anterior.

Os operadores precificavam uma chance de 85,6% de que o Fed eleve os juros em 25 pontos-base para a faixa de 5,25% a 5,50% em sua reunião de julho, de acordo com a ferramenta Fedwatch do CMEGroup, ligeiramente abaixo dos 89,3% na quinta-feira.

Às 11:51 (de Brasília), o índice S&P 500 ganhava 1,01%, a 4.440,63 pontos, enquanto o Dow Jones subia 0,58%, a 34.321,88 pontos. O índice de tecnologia Nasdaq Composite avançava 1,49%, a 13.794,11 pontos.

Comentários agressivos do chair do Fed, Jerome Powell, e fortes dados econômicos desta semana aumentaram as apostas de que o banco central norte-americano continuará a aumentar os juros, mas o mercado de ações estava otimista com sinais de força na economia dos EUA.

Apesar de uma série recente de perdas, os três principais índices de Wall Street estavam a caminho de terminar o mês de junho e o segundo trimestre do ano em alta, já que os investidores esperam que o aperto monetário do Fed não atrapalhe a economia norte-americana.

(Por Johann M Cherian, Sruthi Shankar e Shashwat Chauhan em Bengaluru)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Dólar oscila em margens estreitas e fecha perto da estabilidade no Brasil
Trump vai propor dedução dos juros sobre financiamento de veículos
Presidente do Fed de Atlanta se diz "confortável" em manter juros inalterados em novembro
Ações recuam na Europa após dados de inflação dos EUA e com orçamento francês em foco
Fed deve cortar juros gradualmente para 3,5% até meados de 2025, segundo operadores
Wall Street cai após dados sobre inflação e pedidos de auxílio-desemprego