Ibovespa ensaia melhora após ajustes em dia com agenda cheia no país; GPA dispara

Publicado em 29/06/2023 11:35

Por Paula Arend Laier

SÃO PAULO (Reuters) -A bolsa paulista ensaiava uma recuperação nesta quinta-feira, após ajustes nos últimos pregões, com a penúltima sessão do semestre marcada por uma bateria de divulgações econômicas no país, incluindo o Relatório Trimestral de Inflação do Banco Central, e reunião do Conselho Monetário Nacional (CMN).

GPA disparava mais de 14%, capitaneando com folga as altas, após receber uma oferta para aquisição de sua participação no colombiano Éxito.

Às 11:23, o Ibovespa subia 0,74 %, a 117.548,66 pontos, após fechar em queda em quatro dos últimos cinco pregões, acumulando no período uma perda de 3,1%. O volume financeiro nesta quinta-feira somava 4,4 bilhões de reais.

Em meio a uma agenda robusta de indicadores e eventos no cenário doméstico nesta sessão, um dos focos principais estava na reunião do CMN, particularmente uma aguardada decisão envolvendo as metas de inflação.

Na noite da véspera, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, confirmou em entrevista à jornalista Miriam Leitão, da GloboNews que o centro da meta de inflação para 2024 será mantido em 3%, mas sinalizou a intenção de alterar, na reunião desta quinta-feira do CMN, o horizonte para se atingir o objetivo.

"A decisão ganha relevância em um ambiente de debate sobre as expectativas de inflação de longo prazo e suas consequências para a política monetária", afirmaram economistas do Bradesco em relatório a clientes. Há expectativa de que o CMN estipule a meta para 2026 e reafirme as de 2024 e 2025.

DESTAQUES

- GPA ON saltava 14,36%, a 18,48 reais, após divulgar na noite da véspera que o magnata colombiano Jaime Gilinski apresentou à companhia uma oferta não solicitada e não negociada previamente para a aquisição da totalidade da participação societária do GPA no Grupo Éxito. A oferta vinculante tem valor equivalente a 836 milhões de dólares, a ser pago em dinheiro pela participação acionária total de 96,52% do GPA no Éxito.

- JBS ON subia 5,75%, a 17,28 reais, em sessão positiva para o setor de proteínas em geral. O Bradesco BBI também elevou a recomendação dos papéis da JBS para "outperform", com preço-alvo de 30 reais, avaliando que "o pior ficou para trás". Para os analistas, a companhia deve mostrar recuperação de margem até 2025 entre outros fatores pelas chuvas causadas pelo El Niño em junho, melhorando a oferta de pastagens/grãos e reduzindo custos.

- ULTRAPAR ON avançava 5,88%, a 18,91 reais, e VIBRA ON subia 4,36%, a 17,73 reais. Na véspera, a StoneX estimou que a demanda por gasolina no Brasil deve crescer 3,6% em 2023 ante 2022, para o recorde de 44,6 bilhões de litros. A consultoria elevou a projeção em 1,53 bilhão de litros ante a previsão anterior apesar de mudanças nas tributações que beneficiam o etanol hidratado, concorrente da gasolina.

- COPEL PNB valorizava-se 2,56%, a 8,02 reais, tendo de pano de fundo relatório do Bank of America elevando a recomendação dos papéis a "compra", com preço-alvo de 51 reais. Investidores aguardam desdobramentos relacionados à potencial privatização da elétrica, controlada pelo Estado do Paraná, com assembleia geral extraordinária prevista para 10 de julho para deliberar sobre proposta da companhia para a realização da oferta primária de ações.

- VALE ON mostrava acréscimo de 0,91%, a 65,31 reais, conforme os contratos futuros de minério de ferro na bolsa de Dalian subiram para os níveis mais altos em 15 semanas nesta quinta-feira, sustentados pelo otimismo renovado em torno das perspectivas de mais estímulos para apoiar a recuperação econômica da China.

- PETROBRAS PN subia 0,1%, a 30,92 reais, favorecida pelo sinal positivo dos preços do petróleo no exterior, com o Brent em alta de 0,99%, a 74,76 dólares o barril. A companhia informou nesta quinta-feira que seu conselho de administração decidiu pela continuidade da implantação do Trem 2 da Refinaria Abreu e Lima (Rnest), cujas obras foram interrompidas em 2015.

- ITAÚ UNIBANCO PN ganhava 0,5%, a 28,29 reais, enquanto BRADESCO PN recuava 0,43%, a 16,03 reais.

- AZUL PN cedia 1,08%, a 21,12 reais, e GOL PN perdia 0,32%, a 12,65 reais, em movimento de ajustes após ganhos na véspera, que ampliaram a alta acumulada no mês para 26,7% no caso da Azul e 52,5% nos papéis da Gol.

Para ver as maiores altas do Ibovespa, clique em

Para ver as maiores baixas do Ibovespa, clique em

(Por Paula Arend LaierEdição de Pedro Fonseca)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Dólar oscila em margens estreitas e fecha perto da estabilidade no Brasil
Trump vai propor dedução dos juros sobre financiamento de veículos
Presidente do Fed de Atlanta se diz "confortável" em manter juros inalterados em novembro
Ações recuam na Europa após dados de inflação dos EUA e com orçamento francês em foco
Fed deve cortar juros gradualmente para 3,5% até meados de 2025, segundo operadores
Wall Street cai após dados sobre inflação e pedidos de auxílio-desemprego