BC diz que criará regulamentação sólida para ativos virtuais, propostas irão à consulta pública

Publicado em 21/06/2023 15:44 e atualizado em 21/06/2023 16:39

SÃO PAULO (Reuters) - Após ficar oficialmente responsável pela supervisão da prestação de serviços relacionados a ativos virtuais, o Banco Central disse nesta quarta-feira que pretende construir uma regulamentação que assegure solidez e integridade às instituições.

Em nota, a autarquia disse ainda que buscará diretrizes que tenham compatibilidade com os riscos do modelo de negócio e o desenvolvimento de inovações de forma sustentável.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva editou na semana passada um decreto que estabelece o Banco Central como responsável pela regulação de ativos virtuais no Brasil, assim como das prestadoras de serviços que atuam neste setor.

O BC destacou na nota que, em linha com o novo decreto, deve observar diretrizes previstas na legislação a serem observadas na prestação de serviços de ativos virtuais e na regulamentação das prestadoras desses serviços, além de promover debates e seguir recomendações internacionais sobre a atuação no segmento.

"A complexidade e a rápida evolução dessas interações demandará uma discussão transversal entre reguladores e contará com a participação de diversos setores da sociedade", disse o BC na nota, acrescentando que "a regulamentação está em construção" e pretende fazer consulta pública para ouvir a sociedade antes de divulgar a regra definitiva.

Segundo a autarquia, as normas a serem criadas compreenderão atividades desenvolvidas pelas entidades e instituições que pretendam atuar no segmento de ativos virtuais, considerando aspectos relacionados a regramentos de autorização, operacionais, de conduta, de gestão de risco e de capital, das operações e serviços oferecidos.

A regulamentação também abordará questões relacionadas a outros segmentos regulados para lidar com preocupações sobre a coibição de fraudes, preservação da integridade de mercados e mitigação de riscos devido a interrelações entre segmentos tradicionais e descentralizados.

(Por Luana Maria Benedito)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

STOXX 600 atinge pico em uma semana com foco em estímulos da China e balanços
ONS reduz previsão para reservatórios do Sudeste/Centro-Oeste a 39,4% ao final de outubro
Dólar sobe na contramão do exterior com aversão a risco acentuada no Brasil
S&P 500 e Dow sobem com impulso de balanços de grandes bancos
Horário de verão só volta em 2024 se houver risco energético, diz Silveira
Wall Street abre sem direção comum após dados de preços ao produtor; Tesla pressiona Nasdaq